Tião Viana propõe exame nacional para médicos veterinários



Médicos veterinários poderão ter que passar por exame nacional realizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária para poder exercer a profissão, caso seja aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) projeto de lei (PLS 156/04) de autoria do senador Tião Viana (PT-AC). De acordo com o projeto, exercer a profissão só será permitido aos portadores de diploma de medicina veterinária aprovados no Exame Nacional de Certificação Profissional. A exigência vale também para estrangeiros que tenham validado seu diploma no país.

– O exercício de algumas profissões tem implicações sobre a educação, saúde, direitos e segurança do cidadão. A de médico veterinário está incluída entre essas profissões, uma vez que o cuidado de animais afeta diretamente o ser humano – disse o senador na justificação do projeto.

Viana destacou que o exame será no molde do já existente para os bacharéis em Direito, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O senador acredita que a exigência do exame para veterinários garantirá melhor qualidade dos profissionais em atuação no mercado e promoverá a padronização dos conteúdos didáticos dos cursos universitários.

A matéria terá decisão final (terminativa) na CAS: se aprovada segue direto para a Câmara dos Deputados. O projeto de lei só será examinado pelo plenário do Senado caso haja pedido assinado por nove senadores, no mínimo.



29/07/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana propõe criação de exame nacional para médicos

Tião Viana propõe prova periódica para avaliar médicos

TIÃO VIANA PROPÕE REGISTRO PROVISÓRIO PARA MÉDICOS ESTRANGEIROS

Tião Viana propõe indenização para vítimas da Talidomida

Tião Viana requer rapidez no exame da PEC que acaba com voto secreto

Tião Viana propõe que SUS forneça medicamentos para os portadores de hepatite B e C