Tião Viana quer definição de políticas de prevenção e combate à morte súbita



O senador Tião Viana (PT-AC) registrou em Plenário, nesta quinta-feira (14), o apoio a documento encaminhado ao Ministério da Saúde pelo Instituto do Coração (Incor), da Universidade de São Paulo (USP), em que é proposta a criação de um grupo de trabalho para discutir e traçar políticas de prevenção e combate à morte súbita. Segundo o senador, a morte súbita, associada a doenças cardiovasculares, é a principal causa de morte no Brasil.

"De cada 100 vítimas de infarto agudo do miocárdio, apenas seis têm acesso a terapia adequada", informou. A situação é mais grave para as vítimas de doenças cardiorrespiratórias, cujo índice de sobrevida chega próximo de zero. Para reverter esse quadro, Tião Viana reivindica, ao lado de entidades nacionais e internacionais da área de cardiologia, que todo cidadão seja treinado e tenha condições de colocar em prática técnicas de reanimação, fundamentais na ressuscitação de um indivíduo com parada cardíaca.

Para ampliar a taxa de sobrevivência em casos de infarto, Tião Viana defende a adoção de medidas educativas aliadas a equipamentos de alta tecnologia, mas de uso extremamente simples, como os desfibriladores externos automáticos (DEAs). A associação desses dois métodos em ambiente pré-hospitalar proporcionou, no Aeroporto Internacional de Chicago, por exemplo, que o índice de sobrevida saltasse de 5% para 75%.

Ainda de acordo com o senador petista, o Congresso Nacional já está sensível à necessidade de adoção de medidas de prevenção e redução da morte súbita. Atualmente, tramitam na Câmara e no Senado três projetos de lei que regulamentam a utilização de DEAs e ações de prevenção e atendimento da morte súbita e do infarto agudo do miocárdio no país.



14/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana propõe ação de estímulo à alimentação saudável para prevenir obesidade e morte súbita

Tião Viana quer instituir o Dia de Combate à Hanseníase

TIÃO VIANA QUER QUE COMBATE A AIDS SEJA PRIORIDADE EM TODO O MUNDO

Tião Viana cobra política de prevenção de acidentes de trânsito

TIÃO VIANA DEFENDE AMPLIAÇÃO DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO A AIDS

Tião Viana pede revisão da política de prevenção de doenças cardiovasculares