Tião Viana quer instituir o Dia de Combate à Hanseníase
Está para ser examinado em decisão terminativa pela Comissão de Educação (CE) projeto de lei do senador Tião Viana (PT-AC) que institui o último domingo de janeiro de cada ano como o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. Tião Viana, que é médico, informou que a medida tem por objetivo chamar a atenção de toda a sociedade para o problema e prestar informações a respeito de como os portadores podem enfrentar a mais perniciosa conseqüência da doença: o preconceito.
O senador observa, na justificação do projeto, que os pacientes com hanseníase, que na Antiguidade era conhecida como lepra, têm a possibilidade de se verem livres da doença em um prazo de seis meses a dois anos, dependendo da forma clínica do acometimento. Os medicamentos, informa, são distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Tião Viana, com base em dados do Ministério da Saúde, aponta ainda que a região amazônica apresenta a maior incidência da doença. Rondônia está em primeiro lugar, com 22,72 casos em 10 mil habitantes, seguida pelo Mato Grosso, com 22,28 por 10 mil, proporção que o senador considera -assustadora-.
25/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
TIÃO VIANA QUER ACABAR COM A HANSENÍASE NO BRASIL
Tião Viana quer pensão para portadores de hanseníase submetidos a isolamento
Governo negligencia tratamento de hanseníase, diz Tião Viana
TIÃO VIANA TEM PROJETO PARA ERRADICAR HANSENÍASE
Tião Viana comemora pensão vitalícia a portadores de hanseníase
TIÃO VIANA ALERTA PARA CRESCIMENTO DA HANSENÍASE NO PAÍS