Timemania pode beneficiar clubes menores



Os pequenos clubes de futebol do interior poderão vir a ser beneficiados por recursos provenientes do programa Timemania, instituído em 2006. Esse é o objetivo do Projeto de Lei do Senado (PLS) 275/11, do senador Anibal Diniz (PT-AC), que obteve nesta terça-feira (29) parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O projeto será ainda examinado, de forma terminativa , pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Em seu voto favorável, a relatora da proposta, senadora Angela Portela (PT-RR), apresentou emenda para estabelecer que a divisão dos recursos entre diversos grupos de clubes - hoje determinada pelo decreto 6187/07 - passe a permitir "maior rotatividade" dos clubes. Desde a criação do Timemania, ressalta a senadora, os beneficiados têm sido os mesmos 80 clubes.

Segundo Anibal Diniz, o projeto inspira-se em Robin Hood para "tirar dos que têm muitos recursos e dar aos pequenos clubes, que têm um papel social fundamental". Ele recordou que a chamada elite do futebol brasileiro já tem sido beneficiada pelo acesso a grande arrecadações dos jogos e pelo direito de imagem em partidas transmitidas pela televisão.

Ao apoiar a iniciativa, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) chamou o projeto de "estatuto do pequeno clube de futebol".

Organização da Copa

Na mesma reunião, presidida inicialmente por Requião e depois pelo senador Paulo Bauer (PSDB-SC), foi aprovado requerimento da senadora Ana Amélia (PP-RS) para a realização de audiência pública sobre a organização da Copa do Mundo de 2014 e a Lei Geral da Copa. Ela pediu a presença, no evento, do presidente da Fifa, Joseph Blatter, e do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira.

Merenda Escolar

Obteve ainda parecer favorável da comissão o PLS 409/11, do senador Eduardo Amorim (PSC-SE), que estabelece responsabilidade administrativa, civil e criminal dos gestores de todas as esferas administrativas que não tenham garantido a oferta de alimentação escolar "em conformidade com as necessidades nutricionais dos alunos, durante o período letivo". O relator ad hocAd hoc é uma expressão latina cuja tradução literal é "para isto" ou "para esta finalidade". É mais empregada no contexto jurídico. No Legislativo, o relator ad hoc é o parlamentar que, em determinada ocasião, foi escolhido para ler o relatório feito por outro parlamentar, devido à impossibilidade deste último de comparecer à comissão ou ao Plenário. foi o senador Walter Pinheiro (PT-BA). O projeto será examinado, em decisão terminativa, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). 

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



29/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Timemania já tem novo ranking de clubes de futebol

Anibal propõe mais recursos da Timemania para clubes pequenos

Senado muda Timemania e permite que pequenos clubes paguem dívidas em até 240 meses

Renan Calheiros busca acordo para evitar prejuízos aos clubes excluídos da Timemania

CCJ poderá votar projeto que cria fundo para beneficiar clubes de futebol

CCJ aprova projeto que proíbe transferência de jogadores menores de idade para clubes estrangeiros