Tombamento do centro histórico de Belém é oficializado pelo Ministério da Cultura



O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta quinta-feira (10) portaria do Ministério da Cultura que oficializa o tombamento do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico dos bairros da Cidade Velha e Campina, no centro histórico de Belém. A área tombada forma o núcleo de povoamento inicial da cidade, capital do Pará.

A ocupação da região remonta à conquista da foz do Rio Amazonas, no início do século 17. No apogeu do ciclo da borracha, entre 1890 e 1920, Belém foi uma das cidades mais prósperas do mundo.

A área protegida alcança 3 mil edificações nos bairros de Cidade Velha e Campina. O processo de tombamento foi elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura.

De acordo com parecer do Departamento de Patrimônio Material do Iphan, os dois bairros, protegidos por elementos naturais como baía, igarapé e alagadiços, constituem, ainda hoje, um dos maiores e mais íntegros conjuntos urbanos do País.

Para o tombamento, levou-se em conta, ainda, que o conjunto formado pela trama da cidade consolidada entre os séculos 17 e 18, com igrejas e suas torres, largos e praças, coretos, mercados e feiras, em interação com a Baía de Guajará, é suficientemente expressivo para retratar a história urbana de Belém.

O centro histórico é um cenário que remonta ao ano de 1616, quando os portugueses expulsaram, definitivamente, os franceses do território brasileiro, e a cidade de Belém tornou-se o elemento de ligação entre o Rio Amazonas e o mar, possibilitando a posse de toda a Amazônia.

Graças à posição estratégica, a capital paraense foi transformada, à época, no maior entreposto comercial das riquezas produzidas na região.

 

Fonte:
Agência Brasil

 

10/05/2012 18:05


Artigos Relacionados


Iphan aprova tombamento do Centro Histórico de Manaus, no Amazonas

Marco Antônio Costa comemora tombamento do centro histórico da cidade de Porto Nacional, em Tocantins

Governador assina resolução de tombamento de prédio histórico do século XIX

Centro histórico de Antonia, no Paraná, é tombado como patrimônio histórico

Ministério da Cultura propõe criação de centro de referência de gastronomia em Brasília

Educação: Professores de Escolas Estaduais do interior têm projetos premiados pelo Centro da Cultura