Tombini afirma que BC aperfeiçoa fiscalização de setor financeiro
O Banco Central “não faz papel de avestruz” na fiscalização do setor financeiro, disse nesta terça-feira (11) o presidente da instituição, Alexandre Tombini. Em resposta ao senador Cyro Miranda (PSDB-GO), durante audiência publica promovida pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), ele afirmou que o banco trabalha para “identificar com mais facilidade” comportamentos fraudulentos que levaram a intervenções ou liquidações de empresas como o BVA, Cruzeiro do Sul e Prosper.
- Não ficamos parados nessa área. A estabilidade do sistema financeiro se conquista no dia-a-dia. Reforçamos a capacidade do Banco Central de atuar preventivamente. Nossa capacidade de detecção de inconsistências contábeis tem sido fortalecida – afirmou Tombini.
O presidente do Banco Central recordou que a crise internacional de 2008 provocou “forte contração” no mercado de crédito externo, com reflexos no mercado de crédito brasileiro. Esse cenário afetou bancos pequenos e médios, provocando dificuldades de captação de recursos. “Atento a esse cenário”, informou, o Banco Central passou a promover um monitoramento mais rigoroso da cessão de crédito.
Tombini observou que as intervenções foram “fatos específicos e isolados”.
- Quero confirmar que o segmento de bancos pequenos e médios está saudável, bem capitalizado e rentável – disse o presidente do Banco Central.
Cyro Miranda defendeu o aperfeiçoamento dos mecanismos de fiscalização do Banco Central e ressaltou o importante papel de bancos menores.
- A atuação de bancos médios e pequenos contribui para livre concorrência e busca nichos que não interessam a grandes bancos – recordou o senador.
11/12/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores aprovam projeto que aperfeiçoa fiscalização sobre fundos de pensão
Tombini diz que Sistema de Pagamentos Brasileiro permitiu fortalecimento do mercado financeiro
Sistema financeiro apresenta ‘sólidos colchões de liquidez’, garante Tombini
Fiscalização do sistema financeiro pelo Cade tem apoio do governo
Fiscalização vai analisar o resultado financeiro do governo no exercício 2000
Brasil volta a crescer, afirma Tombini