Fiscalização do sistema financeiro pelo Cade tem apoio do governo



O projeto do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) que confere ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) competência para fiscalizar a defesa da concorrência do sistema financeiro junto com o Banco Central (BC) obteve apoio do governo. Foi o que anunciou o secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Daniel Goldberg, durante os debates na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sobre as mudanças na legislação que regula as falências e as concordatas no país.

O senador ressaltou que seu projeto contribui para reduzir os spreads bancários, já que induz um aumento na competição do sistema financeiro. Em resposta a Antonio Carlos, o secretário lembrou que houve um parecer contrário da Advocacia Geral da União (AGU) no governo passado em função de uma consulta provocada pelo próprio senador. A AGU foi favorável a manter essa fiscalização concentrada no BC. Mas em reunião com a participação do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, houve entendimento dentro do governo em apoiar o projeto de Antonio Carlos. Goldberg lembrou que existe um projeto na Câmara dos Deputados que trata de tema semelhante.

O secretário disse que o cliente enfrenta dificuldades para trocar de banco, porque atualmente não pode levar os seus cadastros de bons pagadores, o que contribuiria, por exemplo. para baixar os juros do cheque especial. Na sua avaliação isso impede a competição no mercado bancário. Goldberg argumentou que se a Lei de Falências não for acompanhada de projetos que facilitem a manutenção de cadastros positivos pelos tomadores, o custo dos empréstimos dificilmente cairá.

Em resposta ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que apontou algumas características específicas do sistema financeiro que diferenciam a defesa da concorrência em relação a outras atividades, o diretor de Política Econômica do BC, Afonso Sant"Anna Bevilaqua, afirmou que as condições de liquidez atuais são favoráveis e que se os bancos quisessem poderiam aumentar a oferta de crédito.



27/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Indicados para BC e Cade concordam com atuação conjunta na supervisão do sistema financeiro

Para Jucá, caso Panamericano revela fiscalização eficiente do sistema financeiro

ACM Júnior diz que audiência pública dissipou dúvidas sobre papel do BC na regulação, normatização e fiscalização do sistema financeiro

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS GARANTE APOIO À CPI DO SISTEMA FINANCEIRO

Fiscalização vai analisar o resultado financeiro do governo no exercício 2000

CAE aprova projeto que transfere do BC para o Cade a função de regular concorrência no setor financeiro