Senadores aprovam projeto que aperfeiçoa fiscalização sobre fundos de pensão



O Plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (13), por unanimidade (56 votos favoráveis, nenhum contrário e nenhuma abstenção), o projeto de lei complementar (PLS 229/06), de autoria da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, que altera a Lei Complementar 105/01, com o objetivo de melhorar a fiscalização sobre os fundos de previdência complementar. A matéria segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados.

Fruto dos trabalhos da Subcomissão de Fundos de Pensão da CPMI dos Correios, o projeto foi elaborado com o objetivo de dotar os órgãos fiscalizadores da previdência complementar da prerrogativa de também investigar diretamente as operações financeiras realizadas com recursos dos planos de benefícios, como já ocorre com o Banco Central (BC) e com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no âmbito das entidades que compõem o Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Na justificativa da matéria, o então presidente da CPMI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), argumenta que os planos de benefícios da previdência complementar acumulam ativos garantidores de benefícios da ordem de R$ 400 bilhões, abrangendo um universo de cerca de 14 milhões de brasileiros, com enorme potencial de crescimento, decorrendo daí a necessidade de mecanismos mais eficientes de fiscalização.

Durante o encaminhamento da votação da matéria, o líder do PFL no Senado, senador José Agripino (RN), afirmou que se trata de uma "matéria moralizadora", com o objetivo de garantir aos órgãos de fiscalização da previdência privada instrumentos para fiscalizar, inclusive, operações financeiras feitas pelos fundos. Logo depois, Delcídio Amaral frisou que a aprovação de matérias desse tipo caracterizam "o lado positivo das CPIs".

- O Congresso responde, com competência, determinação e objetividade, a novas leis que surgiram em função dos fatos investigados pela CPI dos Correios - comemorou Delcídio.



13/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS debaterá fiscalização sobre fundos de pensão

SENADO VERIFICARÁ FISCALIZAÇÃO EM FUNDOS DE PENSÃO

CCJ APROVA EMENDAS EM PROJETO SOBRE FUNDOS DE PENSÃO

SENADORES ANALISAM NOVAS REGRAS PARA FUNDOS DE PENSÃO

SENADORES ANALISAM NOVAS REGRAS PARA FUNDOS DE PENSÃO

Senadores regulamentam reforma da Previdência, mas não aceitam mudanças de IR nos fundos de pensão