Tourinho considera MP da renegociação das dívidas ruim para os produtores rurais do Nordeste



O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) criticou, nesta terça-feira (7), a edição da Medida Provisória (MP) 285/2006, que estabelece critérios para a renegociação de dívidas de agricultores da região abrangida pela Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene). Para o senador, a MP não beneficia os produtores rurais, pois restringe aqueles que poderão renegociar suas dívidas e impõe condições que inviabilizam a quitação do débito.

Tourinho também lamentou o veto dado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 142/2005 que tratava do mesmo assunto, mas estendia a possibilidade de renegociação a todos os agricultores da região abrangida pela Adene,oferecendo, em sua opinião, melhores condições para a renegociação. O projeto foi aprovado pelo Senado no dia 14 de fevereiro e vetado pelo presidente da República na segunda-feira (6).

O senador comparou a MP 285 ao PLC 142/05. Informou que, enquanto a medida provisória restringe a possibilidade de renegociação aos agricultores que têm dívidas de até R$ 50 mil, contraídas com recursos oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o projeto de lei aprovado pelo Congresso estende essa possibilidade a todos os agricultores da área da Adene, sem restrições com relação à origem dos recursos tomados nem com relação ao valor do débito. Além disso, enquanto a MP determina que os agricultores que optarem pela renegociação façam o pagamento em até seis anos, sem carência para o começo da quitação das parcelas, a projeto vetado permite que o pagamento aconteça em até 25 anos, com um prazo de carência de quatro anos. As formas de calcular a renegociação, bem como os juros em cada proposta, de acordo com Tourinho, são mais favoráveis no PLC 142/05.

- A edição dessa MP é um desrespeito não só aos produtores rurais, mas a toda a população do Nordeste - afirmou Rodolpho Tourinho.

Os senadores Antero Paes de Barros (PSDB-MT), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), Heloísa Helena (PSOL-AL), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG) apoiaram o discurso de Tourinho.

07/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Melo propõe renegociação de dívidas dos produtores rurais do Nordeste

Condições especiais são oferecidas a produtores rurais para renegociação de dívidas

CRA aprova renegociação de dívidas de produtores rurais

Congresso acerta com Mantega renegociação de dívidas de produtores rurais

Passa na CRA projeto que trata de renegociação de dívidas de produtores rurais

Debatedores pedem mudanças na renegociação de dívidas dos produtores rurais