Tourinho destaca crescimento econômico da Bahia e lamenta PIB nacional



O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) registrou o crescimento da Bahia, salientando que o Produto Interno Bruto (PIB) do estado nos últimos três anos suplantou em duas vezes o crescimento nacional no mesmo período. O senador lembrou que o PIB brasileiro cresceu apenas 0,5% no segundo trimestre do ano, taxa que permite prever que o país não atingirá a meta de4% ao ano anunciada pelo governo federal.

- Nem sequer chegaremos a 3,5%, enfatizou o senador - ressaltando que a carga tributária recorde de 39,4% do PIB é um dos fatores do "pífio desempenho" da economia brasileira nos últimos anos, uma vez que desestimula investimentos.

- A Bahia vem crescendo devido à adoção de uma política de redução de impostos nos governos Antonio Carlos Magalhães, César Borges e Paulo Souto - ressaltou o parlamentar, explicando que, além dos benefícios fiscais concedidos a grandes indústrias no setor automotivo, pneumático, petroquímico e de celulose, por exemplo, foram concedidas reduções no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de produtos da cesta básica, sobre óleos comestíveis e outros produtos de alimentação.

Em aparte, o senador César Borges (PFL-BA) também comemorou os números da economia baiana, destacando também a participação de Rodolpho Tourinho no processo de planejamento econômico da Bahia, quando este foi secretário de Fazenda do estado. Por sua vez, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) elogiou o programa tributário desenvolvido pela Bahia e disse reconhecer "que a guerra fiscal entre estados" funcionou para o Nordeste.

05/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conta Investimento ajuda poupadores e crescimento econômico,diz Tourinho

Tourinho destaca investimentos da Petrobras na Bahia

Tourinho destaca avanços dos governos do PFL na Bahia

Tourinho destaca importância da Petrobras no desenvolvimento da Bahia

Tião Viana destaca crescimento econômico do Acre

Serys comemora aniversário da Embrapa e destaca crescimento econômico do MT