Tourinho lembra Zumbi e mães-de-santo no Dia da Consciência Negra
A memória de Zumbi dos Palmares e a trajetória das mães-de-santo da Bahia foram reverenciadas pelo senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) ao homenagear em Plenário, nesta quarta-feira (19), o Dia da Consciência Negra. As vésperas da comemoração da data (20) levou Tourinho a propor uma reflexão sobre o processo de exclusão do negro na sociedade brasileira, -que deve ser objeto de nossas preocupações não somente em um dia de festa, mas em todos os dias do ano-.
A celebração do Dia da Consciência Negra não pode excluir, na sua opinião, a análise sobre -os horrores e a suprema vergonha do passado escravagista-, que persistiu na história brasileira por cerca de três séculos. Tourinho exaltou Zumbi dos Palmares como um ícone não apenas da resistência negra, mas da luta do povo brasileiro pela liberdade, lembrando que sua luta contra o ódio, a intolerância, o preconceito e a rapina deixou como legado valores fundamentais para a construção de uma sociedade plurirracial e democrática.
Senador por um estado de maioria afro-descendente - Salvador sobressai, inclusive, como a segunda cidade negra do mundo -, Tourinho destacou a importância do papel das mães-de-santo no processo de libertação e auto-afirmação do negro no país.
- Graças a seu espírito de liderança e ao vigor de seu poder matriarcal, foram capazes de cimentar as bases da sociedade negra atual na Bahia e, por extensão, no Brasil - disse.
Ao agrupar em torno de si a coletividade negra nas comunidades-terreiro, as -grandes mães-de-santo da Bahia- criaram, conforme o senador, um potente foco de resistência cultural que garantiu a preservação da cultura negra e o fortalecimento de sua auto-estima. Tanto quanto Zumbi, Tourinho disse que merece ser reverenciada a atuação de mulheres como Mãe Menininha, Mãe Aninha, Mãe Stella, Mãe Tatá, responsáveis por tornar a luta do negro um processo vivo no dia-a-dia de todos os brasileiros.
19/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Dia 20 de novembro é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
Geraldo Cândido homenageia Zumbi no Dia da Consciência Negra
Sancionada criação do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
No dia da Consciência Negra, Mão Santa lembra a Princesa Isabel
Ana Rita lembra Dia da Consciência Negra pedindo mais justiça e igualdade
Dia Nacional da Consciência Negra