Geraldo Cândido homenageia Zumbi no Dia da Consciência Negra



O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado nesta terça-feira (20), foi tema de discurso do senador Geraldo Cândido (PT-RJ). A data homenageia Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695, pelas forças coloniais portuguesas, no Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em Alagoas. Geraldo Cândido disse que Zumbi é o maior herói da população afro-descendente brasileira por sua luta pela liberdade e por uma sociedade igualitária.

- Ele foi o líder de uma comunidade que reunia negros, brancos, índios e europeus em uma sociedade igualitária, multirracial, onde a terra era propriedade comum - afirmou o senador, citando ainda outras personalidades que simbolizam a luta dos negros brasileiros por justiça: Dandara, mulher do próprio Zumbi, e o marinheiro João Cândido, líder da Revolta da Chibata, que, no início do século, se insurgiu contra os maus tratos na Marinha.

A data é feriado municipal no Rio de Janeiro, por iniciativa do vereador petista Edson Santos, salientou Cândido. O senador lembrou ainda que o ano de 2001 é consagrado ao combate ao racismo, à xenofobia e a outras formas de discriminação, o que reveste a data de maior relevância.

O presidente do Senado, Ramez Tebet, disse que a Mesa se congratulava com o pronunciamento de Geraldo Cândido e informou ao Plenário ter participado nesta terça-feira (20) de seminário no Tribunal Superior do Trabalho, no qual foram discutidas formas de combate à discriminação.

20/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


GERALDO CÂNDIDO HOMENAGEIA ZUMBI E JOÃO CÂNDIDO

Dia 20 de novembro é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Sancionada criação do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Tourinho lembra Zumbi e mães-de-santo no Dia da Consciência Negra

Edson Portilho homenageia o Dia da Consciência Negra

Paim homenageia Lanceiros Negros no mês da consciência negra