Ana Rita lembra Dia da Consciência Negra pedindo mais justiça e igualdade



A senadora Ana Rita (PT-ES) saudou da tribuna o Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20), chamando a atenção para o exemplo de luta representado por Zumbi dos Palmares e destacando a contribuição dos negros para a formação do povo brasileiro.

Ana Rita, porém, avalia que ainda é preciso avançar muito em busca da dignidade do população negra do Brasil Ela classificou como “extermínio” o elevado índice de homicídios de negros, e chamou os senadores a aprovar punições mais duras para quem usa trabalho escravo.

A senadora capixaba cumprimentou a política de igualdade entre as etnias, promovida pelo governo federal, destacando a importância das cotas de acesso à universidade.

- Aumentar a presença de populações excluídas na universidade foi uma política que quebrou paradigmas, desmistificou inverdades e se consolidou, enquanto necessária e possível, como uma grande estratégia para inserir os negros em outro patamar da sociedade brasileira - disse.

Ana Rita acresentou que, depois das cotas no ensino superior, espera que seja aprovada também a fixação de cotas raciais no serviço público.



20/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dia da Consciência Negra traz reflexões sobre a igualdade racial no Brasil

No dia da Consciência Negra, Mão Santa lembra a Princesa Isabel

Presidente da Frente pela Igualdade Racial sugere feriado nacional no Dia da Consciência Negra

Tourinho lembra Zumbi e mães-de-santo no Dia da Consciência Negra

Justiça: Secretaria celebra Mês da Consciência Negra

Dia Nacional da Consciência Negra