Tourinho pede a Marina Silva informações sobre gestão da rede hidrometeorológica



O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) apresentou, nesta sexta-feira (4), requerimento com pedido de informações à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para subsidiar o Senado no exame do projeto de sua autoria (PLS 55/2004) em que ele propõe a transferência da responsabilidade pela Rede de Hidrometeorologia Nacional da Agência Nacional de Águas (ANA) para a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que está no âmbito do Ministério de Minas e Energia. Tourinho considera que a gestão da Rede não está sendo eficiente e argumenta que o país não pode prescindir das informações hidrológicas para realizar um planejamento adequado do setor energético.

- Para se ter uma idéia da dimensão da ineficiência, existem mais de cinco mil estações hidrometeorológicas sob administração da ANA, cuja produção de informações teria caráter estratégico se não fosse o fato de 4.840 estarem paralisadas, ou seja, cerca de 90% - denuncia o senador em artigo publicado no jornal Correio Braziliense, em 26 de abril deste ano.

No mesmo artigo, o senador argumenta que a conseqüência dessa ineficiência, diante dos elevados índices pluviométricos que vêm ocorrendo no Brasil, é que estão deixando de ser levantadas informações importantíssimas, inclusive para a Defesa Civil adotar ações preventivas.

Em razão do caráter estratégico das informações hidrológicas para a matriz energética nacional, o senador disse ter apresentado o projeto para transferir a Rede Hidrometeorológica para a EPE. Em pronunciamento no Plenário, ele ressaltou que seu objetivo é colaborar com o governo pois, na medida em que existe no país sistema com capacidade de assegurar todas as informações e de forma confiável, podem ser evitados acidentes com populações ribeirinhas.

No requerimento, Tourinho questiona, por exemplo, quantas estações hidrometereológicas estão sob a administração da ANA, quantas estão realmente em funcionamento; qual o montante de recursos destinados à administração da Rede Hidrometereológica Básica Nacional; os motivos para paralisações das estações hidrometereológicas nos anos de 2003 e 2004 e quais as causas da interrupção nas séries estatísticas a partir de janeiro de 2002 - data de transferência da Rede Hidrometeorológica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a ANA.



04/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marina Silva faz balanço sobre gestão no Ministério do Meio Ambiente

MARINA SILVA PEDE QUE INPE DIVULGUE DADOS SOBRE QUEIMADAS NA AMAZÕNIA

Marina Silva pede amplo debate no Congresso sobre MP da regularização fundiária

Osmar Dias pede a Marina Silva que não reapresente projeto sobre biodiversidade

Marina Silva e Rede têm legitimidade política, diz Rollemberg

Marina Silva defende controle social dos atos de gestão do poder público