Tourinho quer que o Senado apure denúncias sobre telefonia



O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) informou nesta terça-feira (19) que vai apresentar requerimento na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) para apurar denúncias feitas em reportagem da jornalista Elvira Lobato publicada no dia 10 pelo jornal Folha de S. Paulo sob o título "Auditores apontam erro em conta telefônica". De acordo com o senador, algumas empresas de auditoria especializadas no segmento de telefonia constataram, de acordo com a reportagem, que existe uma alta incidência de erros em contas telefônicas, sendo que até 12% do valor cobrado poderia ser indevido. Apesar de alguns auditores afirmarem que parte do equívoco pode ser involuntário, Tourinho considerou o índice inaceitável.

A audiência pública que a CI poderá realizar com a participação dos segmentos envolvidos no tema, segundo o parlamentar, poderá esclarecer o conteúdo da matéria publicada, bem como estabelecer um debate sobre os mecanismos possíveis de maior segurança e transparência na cobrança de contas telefônicas.

Tourinho lembrou que já havia feito um alerta na comissão sobre a insegurança que aflige mais de 50 milhões de usuários de telefonia em relação ao controle de gastos com a telefonia em geral, já que não existe nenhum aparelho de medição para dar confiabilidade ao consumidor. O senador disse que foi informado que a previsão legal para que os usuários obtenham dados mais precisos em suas contas vigorará só a partir de 2006, prazo que ele considera muito longo.



19/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casagrande quer que TCU apure cobranças indevidas feitas por operadoras de telefonia

Suplicy quer que Senado aprofunde o debate sobre empresas de telefonia

Mozarildo pede que Ministério Público apure denúncias de corrupção contra governo de Roraima

Alvaro Dias quer que Fernando Pimentel preste esclarecimentos ao Senado sobre denúncias

Alvaro Dias quer ouvir Negromonte no Senado sobre denúncias no Ministério das Cidades

Tourinho quer maior participação do Senado nas negociações de acordos internacionais