Tourinho quer maior participação do Senado nas negociações de acordos internacionais
Secretário-geral da Comissão Parlamentar Permanente do Mercosul, o senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) defendeu uma maior participação do Senado Federal no acompanhamento da política externa brasileira. Em pronunciamento nesta quinta-feira (27), ele também pediu ao governo federal que leve mais em conta as preocupações do empresariado nacional, sobretudo o agrícola.
Tourinho assinalou o recuo da posição americana nas negociações para o estabelecimento da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), na reunião realizada em Miami este mês. Mas enfatizou que ela se deu mais em decorrência de fatos políticos internos daquele país.
O senador parabenizou a diplomacia brasileira pelo acordo alcançado, que estabelece -um entendimento mínimo possível-.
- Acordos comerciais regionais e internacionais não podem ser objeto de pressão assimétrica de uma parte. É preciso continuar a negociar com firmeza e responsabilidade - disse.
Tourinho espera que as negociações da Alca melhorem o nível de vida e de emprego dos 34 países envolvidos, além de protegerem o meio ambiente e as culturas locais. Mas afirmou que os resultados obtidos não foram bons para os competitivos produtos agrícolas brasileiros, que enfrentam -proteção feroz- nas economias americana e européias, com barreiras tarifárias e não tarifárias.
Tourinho elogiou o projeto de lei apresentado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que prevê uma maior participação do Senado Federal no processo de negociação de acordos internacionais. Em aparte, Suplicy cumprimentou o representante baiano -pela seriedade com que tem acompanhado de perto as negociações do governo brasileiro-.
27/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Congresso poderá ter maior participação na negociação de acordos internacionais
Aprovado projeto que regulamenta participação brasileira em negociações internacionais
Plenário vota PEC que amplia participação do Congresso em negociações internacionais
CRE amplia participação do Congresso em acordos internacionais
Requião apresenta PEC para garantir participação do Congresso na negociação de acordos internacionais
Brasil quer ampliar acordos previdenciários internacionais