Tourinho registra 50 anos da Escola de Música da Bahia



A Escola de Música da Universidade Federal da Bahia está completando 50 anos, registrou nesta sexta-feira (19), em Plenário, o senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA). A escola foi fundada em 1954 pelo reitor Edgar Santos, buscava a modernidade e trazia a vanguarda para as manifestações artísticas baianas, disse.

- Aquele grande momento baiano deu origem ao Cinema Novo, Tropicalismo, movimentos marcantes na história da cultura brasileira - disse Tourinho.

A escola tornou-se referência em nível nacional e internacional e congregou músicos de correntes diversas. Passaram pela escola de música baiana músicos como Tom Zé, Zizi Possi, Julio Medaglia, entre outros, informou.

A escola desenvolve programas desde a iniciação infanto-juvenil, passando pelo curso básico, graduação e pós-graduação. O esforço coletivo dos corpos docente, discente e técnico sustenta esforços como a Orquestra Sinfônica, o Madrigal e a Banda Sinfônica. Para comemorar o aniversário, afirmou o senador, a escola promoverá consertos no interior do estado, em praças públicas e em locais pitorescos de Salvador.



19/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tourinho registra protesto de aposentados da Bahia contra veto presidencial a reajuste

Tião Viana registra os 200 anos da Faculdade de Medicina da Bahia

Mozarildo registra os 54 anos de criação da Escola Estadual Oswaldo Cruz

Tourinho destaca investimentos da Petrobras na Bahia

Tourinho destaca avanços dos governos do PFL na Bahia

Tourinho destaca importância da Petrobras no desenvolvimento da Bahia