Tourinho registra protesto de aposentados da Bahia contra veto presidencial a reajuste



Ao discursar em Plenário nesta quarta-feira (12), o senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) relatou ter participado de reunião na Casa dos Aposentados da Bahia, durante a qual várias categorias de pensionistas e aposentados demonstraram insatisfação com o veto presidencial ao reajuste de 16,67% nos benefícios acima de um salário mínimo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Participaram da reunião o presidente da entidade, Gilson Oliveira, ex-estivadores do Porto de Salvador, aposentados da área petroquímica, e também de outras categorias, inclusive aposentados do regime privado. O principal objetivo da reunião, disse, foi protestar contra o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Tourinho informou que os aposentados presentes concordaram em apoiar o Projeto de Lei do Senado (PLS) 58/03, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). O projeto determina que o poder de compra dos benefícios dos aposentados seja preservado com o passar dos anos. O senador disse que, caso o governo continue dispensando o mesmo tratamento aos aposentados, dentro de 15 anos quem recebe cinco salários mínimos estará recebendo relativamente apenas um salário mínimo. E quem recebe hoje três mínimos, em dez anos estará recebendo apenas um.

- Se mantivermos essa tendência atual vamos ter um seriíssimo problema nos próximos anos - afirmou Tourinho pouco depois de receber elogios pelo pronunciamento nos apartes dos senadores Paulo Paim e Alvaro Dias (PSDB-PR).

12/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tourinho repudia veto anunciado por Lula para reajuste de aposentados

Paulo Paim lamenta veto presidencial a reajuste acima da inflação para aposentados

Mão Santa pede derrubada do veto presidencial ao aumento para aposentados

Mão Santa conclama senadores a derrubarem veto presidencial ao aumento dos aposentados

Paim registra protesto de aposentados e pensionistas do Fundo Aeros

Tourinho registra 50 anos da Escola de Música da Bahia