Tourinho sugere que debate sobre reforma avance a partir do ponto em chegou no governo FHC



O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) sugeriu ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci, que o debate sobre a futura reforma tributária se inicie a partir do ponto em que parou o último grande debate sobre o assunto envolvendo o Congresso Nacional, o governo federal e os governos estaduais. Segundo o senador baiano, o próprio Antônio Palocci participou dos debates como deputado federal, e houve grandes avanços, embora um dos pontos que impediam um acordo fosse a perenização da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Segundo Tourinho, houve, por exemplo, consenso em relação à legislação única sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), inclusive porque é impossível conviver com 27 legislações diferentes sobre o tema, uma em cada estado da União. A própria perenização da CPMF já havia sido aceita pelos governadores.

O senador sugeriu também que a comissão tripartite seja refeita, desta vez, no entanto, incluindo representantes dos prefeitos. O ministro concordou com a proposta de Rodolpho Tourinho e garantiu que os avanços conseguidos serão o ponto de partida para as próximas negociações.



27/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Horários para instalar tags do ponto-a-ponto serão ampliados a partir de segunda

Cinismo de Lula chegou ao seu ponto máximo, diz Antonio Carlos

Marco Maciel quer que reforma política avance

Comissão Pastoral da Terra pede que Dilma avance na reforma agrária

Tourinho disse que está mais fácil negociar reforma tributária com governo

Ponto-a-ponto da reforma Previdenciária