Trabalho fiscaliza acessibilidade nas empresas do AM



Com o objetivo de promover a acessibilidade dentro das empresas e facilitar a inserção de pessoas com deficiência, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas (SRTE/AM) realiza uma fiscalização instrutiva nos projetos de acessibilidade nas empresas com mais de mil empregados do Pólo Industrial de Manaus (PIM)

A equipe de auditores fiscais do Trabalho visitou, na terça-feira (5), a empresa MASA da Amazônia. O Projeto de Acessibilidade da MASA conta com melhorias em suas instalações que beneficiarão cerca de 1.500 empregados, principalmente aqueles que possuem necessidades especiais de locomoção. De acordo com a orientadora do Projeto e a auditora fiscal do Trabalho, Maria Julieta, as adaptações melhoram inclusive a vida dos trabalhadores que não possuem qualquer tipo de necessidades especiais.

"Construir rampas ao invés de escadas de emergências é muito melhor, pois os elevadores são os primeiros a serem interditados em caso de sinistros, além do mais, as rampas garantem uma movimentação mais rápida", enfatizou a coordenadora.

De acordo com o presidente da MASA, Ocimar Melloni, a empresa se destaca pelo seu comprometimento com a valorização das pessoas, “fazendo o que é possível para melhorar a qualidade de vida no trabalho”.

O Projeto geral em desenvolvimento pela SRTE/AM prevê melhorias em 25 empresas do PIM. A instalação de pisos táteis, maçanetas em forma de alavanca, torneiras de pressão, vagas de estacionamentos reservadas, sinalizações e outras normas de acessibilidade no meio laboral são algumas das preocupações por parte dos empregadores com os PCDs.

Moto Honda, Digitron e Videolar são algumas das empresas que já concluíram as adaptações. A meta da Superintendência é concluir o projeto até abril de 2014.

Transporte

No último dia 17 de outubro, na sede da SRTE, foi realizada uma reunião com todas as empresas que fazem o transporte dos trabalhadores do Pólo Industrial de Manaus.

No encontro foram debatidas metas para garantir a acessibilidade de funcionários com deficiências como: visuais, cadeirantes e amputados. O prazo para a implementação de dispositivos de acessibilidade nas empresas de ônibus foi estendido para setembro do próximo ano.

As empresas que não aderirem às normas de acessibilidades podem ser autuadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego por discriminação, prevista na convenção internacional dos direitos da Pessoa com Deficiência. A SRTE tem se esforçado em apoiar e orientar as empresas para que elas possam se adequar no menor prazo possível.

Fonte:

Ministério do Trabalho e Emprego



07/11/2013 10:48


Artigos Relacionados


Ipem-SP fiscaliza selo de acessibilidade em empresas de transporte coletivo

Instituto de Pesos e Medidas de SP fiscaliza empresas de gás natural

Instituto de Pesos e Medidas de SP fiscaliza empresas de gás natural

Ministério fiscaliza trabalho infantil no carnaval

Tuma quer acelerar acessibilidade a empresas que prestam atendimento ao público

Ministério fiscaliza condições de trabalho nas embarcações e portos do Amapá