Tradutor da língua de sinais tem profissão regulamentada



O Diário Oficial da União (DOU) publica, nesta quinta-feira (2), a sanção da lei que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A lei foi sancionada com três vetos, na quarta-feira (1ª).

 

De acordo com a lei, o tradutor e intérprete de Libras deverá ter a capacidade de efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras, para a língua oral e vice-versa. Além disso, poderá interpretar a língua portuguesa em atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino, nos níveis fundamental, médio e superior, como forma de viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares.

 

O tradutor e intérprete de Libras também poderá atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades fim das instituições de ensino e repartições públicas e prestar serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais.

 

Conforme a lei, até 22 de dezembro de 2015, a União, diretamente ou por intermédio de credenciadas, será responsável por começar a promover, anualmente, exame nacional de capacidade em tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais.

 

O exame de proficiência deverá ser realizado por banca examinadora “de amplo conhecimento”, constituída por docentes surdos, linguistas, tradutores e intérpretes de Libras, de instituições de educação superior. De acordo com a Casa Civil, os vetos à lei tratam da criação de conselhos federais e estaduais de Libras e da exigência de nova formação superior para o profissional que desejasse tornar-se tradutor e intérprete de Libras.

 

Fonte:
Agência Brasil



02/09/2010 12:20


Artigos Relacionados


Portal do Senado tem tradutor para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Senado aprova regulamentação da profissão de tradutor e intérprete de Libras

Museu da Língua tem programação especial voltada à valorização da língua de sinais

Profissão de turismólogo é regulamentada

Profissão de "DJ" poderá ser regulamentada

Regulamentada a profissão de vaqueiro no País