Portal do Senado tem tradutor para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)



O portal do Senado Federal na Internet já conta com um tradutor para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Selecionando com o mouse qualquer parte do texto das páginas do portal e clicando no íconecom uma palma de mão desenhada (no canto superior direito das páginas), os internautas deficientes auditivos podem ver o conteúdo das matérias traduzido para a Libras por intermédio de um simpático desenho animado.

Além do Português, a Libras é a única outra língua oficial do Brasil, isso porque um terço dos deficientes auditivos brasileiros (por volta de 2 milhões de pessoas) não são alfabetizados em Português e entendem apenas a linguagem dos sinais, considerada o meio de comunicação oficial dos surdos brasileiros.

A ferramenta tradutora (Player Rybená), que ainda está em experiência no portal do Senado, foi desenvolvido pelo Projeto Rybená, um programa de inclusão social e digital desenvolvido pelo Grupo de Usuários Java de Brasília (DFJUG), em parceria com o Instituto CTS e com o apoio do Senado Federal, das empresas Siemens e Brasil Telecom, e do Portal Nacional de Tecnologia Assistiva, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A palavra "rybená", na língua indígena xavante, pode ser traduzida como "comunicação" para o Português.

A Libras é a língua materna dos deficientes auditivos brasileiros e pode ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com essa comunidade. Assim como a maioria das línguas mundiais, a Libras é composta de gramática, semântica, sintaxe, fonologia e morfologia, preenchendo os requisitos científicos para ser considerada instrumental lingüístico. A Língua Brasileira de Sinais tem sua origem na Língua de Sinais Francesa.Porém, as línguas de sinais não são universais, cada país possui a sua própria, que sofre influências da cultura nacional. Como qualquer outra língua, entretanto, ela também possui expressões que diferem de região para região.

Endereços eletrônicos:

Projeto Rybená: www.rybena.org.br

Insituto CTS: www.cts-tec.com.br

Portal Nacional de Tecnologia Assistiva: www.assistiva.org.br

Grupo de Usuários Java de Brasília (DFJUG):www.dfjug.org

11/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Língua Brasileira de Sinais - Libras auxilia policiais civis e militares

Tradutor da língua de sinais tem profissão regulamentada

Senado aprova regulamentação da profissão de tradutor e intérprete de Libras

Aprovada a Língua Brasileira de Sinais

CAS APROVA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Curso: Estão abertas inscrições para novas turmas de Língua Brasileira de Sinais