Tráfico de drogas movimentou 2,7% do PIB mundial em 2009



Apenas em 2009, um total de US$ 1,6 bilhão - o equivalente a 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial - foi usado no tráfico internacional de drogas, mas apenas 2,5% desse valor foram recolhidos. A informação consta de relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).

No relatório Estimativa dos Fluxos Financeiros Ilícitos Resultantes do Tráfico de Drogas e Outros Crimes Transnacionais Organizados, os especialistas destacam que menos de 1% dos fluxos financeiros ilícitos mundiais está atualmente apreendido e congelado.

Ao divulgar o relatório, o diretor do Unodc, Yury Fedotov, disse que uma das tarefas mais difíceis para as instituições internacionais é identificar as pistas dos fundos ilícitos gerados pelo tráfico de drogas e o crime organizado.

“O investimento em ‘dinheiro sujo’ pode corromper a economia e comprometer as aplicações e o crescimento econômico”, destacou Fedotov, lembrando que a corrupção é um impedimento sério para a redução da pobreza e a melhoria da qualidade de vida no mundo.

Em relação à corrupção no setor privado, o diretor disse que a ação preventiva é essencial tanto para diretores executivos em suas salas de reuniões, quanto para a polícia nas ruas ou para os funcionários públicos em seus departamentos.

"Todos nós devemos contribuir para uma cultura de integridade. Os olhos antes fechados para a corrupção devem se tornar os olhos abertos da Justiça e da igualdade", disse o diretor do Unodc.

 

Fonte:
Agência Brasil



26/10/2011 11:48


Artigos Relacionados


CPI investiga tráfico de drogas durante Fórum Social Mundial

PF desarticula quadrilha de tráfico de drogas no Paraná

Operação da PF combate tráfico de drogas em containeres

CRE vota acordo sobre tráfico de drogas

Tráfico usa idosos para vender drogas

Governo arrecada R$ 4,1 mi com bens apreendidos do tráfico de drogas