Transferência da votação do plano de carreira da BM gerou debates



A decisão unânime dos líderes de bancadas, em reunião com a Mesa Diretora, no início desta tarde, de não apreciar os dois projetos que tratam da Brigada Militar na sessão plenária desta tarde, foi tema de debate no início da sessão plenária. Pelo acordo, as matérias serão apreciadas no dia 3 de setembro, permitindo que as entidades que representam a categoria se mobilizem e apresentem suas propostas. Com as galerias lotadas por brigadianos, deputados governistas sugeriram que o projeto que estabelece o Plano de Carreira da BM entre na ordem do dia desta tarde.

Da tribuna, o deputado Ivar Pavan, líder do governo , disse que, se necessário, apresentaria requerimento de preferência, como de fato o fez, o que permitiria a inclusão do projeto da pauta de votações. Na presidência da Mesa, o deputado Valdir Andres (PPB) explicou que, mesmo que se queira votar hoje, não basta apenas apresentar requerimento de preferência. É necessária concordância de todos os líderes.

A deputada Jussara Cony (PC do B) reafirmou sua posição para que os dois projetos que se referem a alterações na legislação que trata da Brigada Militar sejam votados hoje, em respeito aos representantes da categoria que lotam as galerias. Disse que a Brigada tem salvado vidas, não apenas no combate à violência, mas também atuando para evitar mortes por intoxicação, em referência ao Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos, resultante de projeto de sua autoria e comemorado hoje.

O deputado João Osório (PMDB) saudou na tribuna os servidores da Brigada Militar destacando a presença de dois líderes da classe brigadiana que estão promovendo debates sobre os problemas da segurança pública. Citou o trabalho do presidente da Associação de Cabos e do presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos. Lembrou que a história da BM se confunde com a história do Rio Grande do Sul, reiterando que os soldados saem às ruas para proteger a população e se confrontarem com os bandidos. O deputado Mario Bernd (PPS) destacou que todos são favoráveis ao projeto sobre a Brigada Militar, mas disse que isso não pode ser feito sem uma discussão sobre a segurança pública.

08/20/2002


Artigos Relacionados


Líderes acertam votação do Plano de Carreira da BM para três de setembro

Líderes de bancadas discutem votação do Plano de Carreira da BM ainda hoje

Aprovado na CAE plano de carreira do TCU

PM terá novo plano de carreira

Servidores da AGU pedem plano de carreira

Senado aprova plano de carreira do TCU