Trânsito: Detran pode cassar carteira de mais de 20 mil motoristas



Prazo para recorrer é de 30 dias

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai enviar carta a 24.424 motoristas do Estado que atingiram ou ultrapassaram 20 pontos no prontuário de multas e estão sujeitos a ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada. Aquele que desejar se defender na Justiça deverá recorrer no prazo de até 30 dias após o recebimento da correspondência. Se não o fizer, será julgado à revelia e perderá o direito de dirigir. A medida está prevista na Resolução 182, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 9 de setembro, publicada no dia 9 de outubro.

A relação completa foi publicada no Diário Oficial do Estado, Poder Executivo, seção I, do dia 13 de janeiro, nas páginas 5 a 42. Está disponível também no site www.detran.sp.gov.br.

Na lista divulgada não há nome do infrator. O Detran informa o número do processo, número da CNH e a cidade onde está registrado o veículo. O departamento pretende continuar publicando a cada mês a lista de motoristas infratores, o que já ocorre desde novembro. No mês passado, a relação tinha mais de 16 mil no Estado, sendo 6 mil na capital.

Além dos casos em que atingiu ou passou dos 20 pontos num período de 12 meses, o motorista também é notificado se cometeu infração gravíssima (7 pontos). É o caso da prática de "racha", dirigir embriagado, ultrapassar 20% da velocidade máxima ou pilotar sem capacete.

Quem tiver recurso negado estará em situação irregular e deverá comparecer ao órgão de trânsito onde está cadastrado e entregar sua CNH. Caso isso não ocorra, terá sua carteira apreendida durante blitz ou fiscalização de trânsito.

Penalidades previstas - Motoristas com carteiras suspensas perderão o direito de dirigir por um período de 30 dias a um ano, dependendo da gravidade das infrações cometidas nos 12 meses. Se for reincidente, após o cumprimento do período de suspensão, as penalidades aplicadas variam de seis meses a dois anos.

Enquanto vigorar a suspensão, o condutor terá de fazer curso de reciclagem de 20 horas. No Detran é gratuito, porém, num Centro de Formação de Condutores (nome atual das antigas auto-escolas) ou no Senac-SP, a reciclagem é paga. Após a pena disciplinar e o certificado do curso de reciclagem, o motorista terá novamente sua carteira.

Se a pessoa for detida dirigindo ou cometer alguma infração durante a suspensão, a lei prevê cassação da carteira por dois anos. Para reaver o documento, o motorista será obrigado a se submeter a todos os procedimentos para obter nova carteira, como se fosse iniciante, o que inclui aulas em auto-escola.

No link Consulta de Pontuação na CNH, no site do Detran, o interessado verifica se atingiu 20 pontos no seu

01/23/2006


Artigos Relacionados


Mais de 20 mil motoristas podem perder carteira de habilitação

Detran notifica mais de 23 mil motoristas

Saúde alerta: homens são motoristas mais agressivos e morrem 4 vezes mais no trânsito

Mais de 160 mil motoristas foram notificados pelo Detran no 1º semestre deste ano

CCJ pode votar mudanças no Código de Trânsito que endurecem punições para motoristas

Projeto usa multas de trânsito para financiar carteira de motorista para mais pobres