Mais de 160 mil motoristas foram notificados pelo Detran no 1º semestre deste ano



Lista dos que podem perder a Carteira Nacional de Habilitação é publicada mensalmente no Diário Oficial do Estado

Nos seis primeiros meses deste ano, o Detran de São Paulo notificou 164.859 motoristas no Estado. Todos eles atingiram, em 12 meses, pontuação igual ou superior a 20 pontos ou foram autuados por infração gravíssima (sete pontos).

Esse número representa pouco mais de 1% do total de motoristas do Estado, que tem aproximadamente 15 milhões de condutores habilitados. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, todos os meses são notificados, só na capital, uma média de seis mil motoristas.

A lista dos que podem perder a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é publicada mensalmente no Diário Oficial do Estado. A última foi publicada na sexta-feira, 7 de junho. Ainda, é possível verificar a pontuação da CNH no: http://www.ssp.sp.gov.br/detran/pontos.

Os notificados têm 30 dias para apresentar uma defesa. Os recursos podem ser impetrados em 1ª instância no próprio Detran; em 2ª instância no Cetran (Conselho Estadual do Trânsito); e em 3ª instância no Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Quem tiver o recurso negado está em situação irregular e deve comparecer ao órgão de trânsito onde foi cadastrado para entregar a habilitação. Caso isso não ocorra, o Detran apreenderá a Carteira de Habilitação no momento da renovação. Além disso, a apreensão poderá ser feita em blitz ou fiscalizações rotineiras de trânsito.

Por fim, se os notificados não apresentarem nenhuma defesa, podem ser julgados à revelia e terem a carteira apreendida, como prevê a resolução nº182 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Quem tiver a carteira suspensa perde o direito de dirigir por um período de um mês a um ano, a variação depende da gravidade das infrações cometidas. Para os infratores reincidentes, as penalidades variam de seis meses a dois anos.

Durante a suspensão da CNH, o motorista é obrigado a passar por um curso de reciclagem de 20 horas que pode ser feito na Divisão de Educação do Detran ou nos Centro de Formação de Condutores (CFCs) e no SENAC-SP. Só após o cumprimento da suspensão e o recebimento certificado do curso de reciclagem, o motorista tem sua CNH de volta.

O curso do Detran, na capital, é gratuito e as aulas são de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h20. Por mês, passam pelo local 400 motoristas, cerca de 100 por semana.

As unidades do Senac, que oferecem o curso, cobram R$ 86,58 pelo curso. O material didático é entregue e o condutor só retorna no dia da prova. Nos Centro de Formação de Condutores credenciados o preço não é tabelado, varia d

07/06/2006


Artigos Relacionados


Motoristas são notificados de multas pelo Diário Oficial

Motoristas são notificados de multa pelo Diário Oficial

Detran notifica mais de 23 mil motoristas

Alguns dos projetos votados pelo Senado no primeiro semestre deste ano

Trânsito: Detran pode cassar carteira de mais de 20 mil motoristas

Awá-Guajá: Não indígenas presentes na área foram notificados