CCJ pode votar mudanças no Código de Trânsito que endurecem punições para motoristas
Três projetos de lei em pauta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) endurecem a punição para motoristas envolvidos em infrações de trânsito. A comissão iniciou sua reunião desta quarta-feira (12).
A tolerância zero para associação entre álcool e direção é proposta em substitutivo do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) ao PLC 27/2012, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para tornar crime a condução de veículo sob efeito de qualquer concentração de álcool ou droga.
Caracterizado esse excesso, o motorista poderá responder a pena mínima de detenção de seis meses a três anos, ampliada para um a quatro anos de cadeia se o acidente resultar em lesão corporal; três a oito anos, se a lesão corporal for grave; e quatro a 12 anos, se resultar em morte.
Outra proposta de mudança no Código de Trânsito aumenta significativamente a pena privativa de liberdade para a prática de homicídio culposo na direção de veículo. A punição passaria de dois a quatro anos de detenção para três a seis anos de reclusão. A alteração está contida no PLS 38/2012, de iniciativa do presidente do Senado, José Sarney, e conta com o apoio do relator, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).
Por fim, o PLS 346/2012, apresentado pelo senador Jorge Viana (PT-AC), modifica o Código de Trânsito para elevar de média para grave a infração cometida pelo motorista que transitar pela faixa da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo. A proposta também caracteriza como infração grave o ato de transitar com motocicleta fora da faixa ou pista exclusiva - se houver - reservada para este tipo de veículo. O relator, senador Marco Antônio Costa (PSD-TO), apresentou voto pela aprovação.
A reunião da CCJ acontece na Sala 3 da Ala Senador Alexandre Costa.
12/12/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
GILBERTO MIRANDA: NOVO CÓDIGO DE TRÂNSITO MUDARÁ COMPORTAMENTO DE MOTORISTAS
Trânsito: Detran pode cassar carteira de mais de 20 mil motoristas
CCJ analisa mudanças no Código de Trânsito Brasileiro
Associação de Detrans propõe mudanças no código de trânsito
Mudanças no Código de Trânsito Brasileiro beneficiam motos e bicicletas
Aumento de acidentes e recusa ao uso do bafômetro já provocam mudanças no Código de Trânsito