Transp. Metropolitanos: Secretaria adota medida para combater fraudes nos bilhetes
Medida acaba com a possibilidade de utilização deste tipo de bilhete em fraudes causadas principalmente pela sua clonagem
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos, através da Resolução STM-35, publicada na edição de hoje(31.05.2006) do Diário Oficial, extingue os bilhetes múltiplos válidos para 10 viagens, comercializados no Metrô,CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e Corredor Metropolitano de Trólebus São Mateus/Jabaquara, operado pela concessionária Metra (Sistema Metropolitano de Transportes LTDA).
Com isso, acaba a possibilidade de utilização deste tipo de bilhete em fraudes causadas principalmente pela sua clonagem. A CPTM é a maior vítima desse tipo de fraude: esse ano já foram registradas 84 ocorrências, envolvendo 86 pessoas e a retenção de 2000 bilhetes irregulares. Em 2005, foram 387 ocorrências, envolvendo 488 pessoas e a retenção de 63.446 bilhetes.
A decisão de extinguir o tipo múltiplo de 10 (de papel) foi motivada também pela acentuada queda de sua procura pelos usuários, enquanto a demanda pelo Bilhete Único Integrado (cartão eletrônico) vem aumentando progressivamente, em todo o sistema. A resolução vale a partir da zero hora desta quinta-feira (01/06/2006).
Os bilhetes múltiplos de 10 já adquiridos poderão ser utilizado normalmente pelos portadores até o final dos créditos.
No Corredor Metropolitano de Trólebus São Mateus/Jabaquara, será mantido o bilhete válido para duas viagens (o chamado múltiplo de 2),ao custo de R$ 4,00, além do unitário que custa R$ 2,10.
Queda na Procura
Implantado no Metrô e parte da CPTM em 1976, o múltiplo de 10 chegou a representar quase 50% do total de bilhetes utilizados nesses dois sistemas. Hoje sua procura está em 13,% no Metrô (dados de maio/2006) e 17,4% na CPTM (dados de abril/2006).
Já no Corredor São Mateus/Jabaquara,em maio/2006, foram: 67.000 usuários com bilhete múltiplo de 10, 470.000 com bilhete múltiplo de 2 e 470.000 com bilhete unitário.
Essa queda tende a ser ainda maior acentuada, á medida que mais usuários optarem pelo bilhete único integrado.
Diante dessa queda, até a própria confecção do bilhete está se tornando onerosa para as empresas.
Crescimento do Bilhete Único
A medida adotada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos também favorece a efetiva integração operacional e tarifária do sistema de trens metropolitanos, sistema metroviário e sistema de ônibus do Município de São Paulo.
Implantado em 30.12.2005, o Bilhete Único Integrado (através de convênio entre estado e município) permite 3 viagens (2 em ônibus e 1 no sistema metroferroviário) por um período de até 2 horas, a uma tarifa de R$ 3,00, proporcionando economia de R$1,10 a cada viagem.
É aceito em todas as linhas do Metrô, nas Linhas A,B,C,D e estação Brás da CPTM ,além das linhas municipais da capital.
Desde 07.01.2006, o Vale Transporte foi incorporado ao Bilhete Único Integrado Eletrônico, trazendo milhares de novos usuários ao sistema.
Apenas no Metrô, em abril/2006, o bilhete único respondeu por 5.885 milhões de passageiros pagantes (16% do total). Em maio, pode ter chegado a cerca de 10 milhões (30% do total). A expectativa é de que a curto prazo, represente 50% dos usuários pagantes.
Crescimento semelhante se verifica nas linhas da CPTM que já possuem os validadores. Apenas na Linha C, a CPTM registrou acréscimo de 20% do total de pagantes com
05/31/2006
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