Transpetro lança ao mar o 4ª navio de programa que moderniza a frota brasileira
O quarto navio brasileiro construído dentro do Programa Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) — plano de construção naval da empresa que faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) — foi lançado ao mar nessa quinta-feira(30), no Estaleiro Mauá, em Niterói.
Com 183 metros de comprimento – o equivalente a um prédio de 60 andares – e 48,3 mil toneladas de porte bruto, o navio, batizado de Rômulo Almeida — em homenagem ao político, economista e professor baiano que participou, nos anos 1950, da criação da Petrobras —será usado para o transporte de derivados claros de petróleo, como gasolina e diesel.
A embarcação terá um índice de nacionalização de 72%, acima do patamar mínimo estabelecido para o Promef, que é de 65%.
“O lançamento ao mar do navio Rômulo Almeida é mais uma prova da vitalidade do Promef, que fez ressurgir a indústria naval brasileira. Depois de uma crise de décadas, o Brasil tem hoje a quarta maior carteira de encomendas de navios petroleiros do mundo”, disse o presidente da Transpetro, Sergio Machado.
Além do Rômulo Almeida, já foram lançados ao mar os navios de produtos Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda, pelo Mauá, e o suezmax João Cândido, pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS).
Novas embarcações
Até o fim de 2011, dois outros navios do Promef serão lançados ao mar e três serão entregues à Transpetro para o início de operação. Até 2015, estarão concluídos os 49 navios do programa. Com isso, a frota da empresa, hoje com 53 navios, superará o número de 110 embarcações.
O Promef mobiliza hoje seis estaleiros, quatro deles já em operação: Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco, e Mauá, Estaleiro Ilha SA (Eisa), e Superpesa, todos no Rio. Os estaleiros Promar, em Pernambuco, e Rio Tietê, em São Paulo, iniciam em breve as obras de implementação. Este último construirá os comboios para transporte de etanol pela Hidrovia Tietê-Paraná.
Além de possuir a quarta maior carteira mundial de petroleiros, o Brasil atingiu este ano a quinta posição no ranking das maiores encomendas de navios em geral, ultrapassando Índia e Vietnã. Os estaleiros brasileiros empregam hoje mais de 60 mil pessoas.
Um dos principais projetos estruturantes do PAC, o Promef já contratou 41 embarcações em suas duas primeiras fases, com investimento total de R$ 9,6 bilhões. A licitação para os últimos oito navios está sendo concluída.
Fonte:
Petrobras
01/07/2011 11:09
Artigos Relacionados
Programa de Modernização e Expansão da Frota entrega primeiro navio à Petrobras
Tripulação controla incêndio de navio da Transpetro
Incêndio em navio da Transpetro deixa um morto
Transpetro ganha autorização para fazer dívida com modernização e expansão da frota
Navio-patrulha oceânico Araguari integra frota do País
Petrobras lança navio-plataforma P-57 com 68% de conteúdo nacional