Transportes: Projeto Integração Centro inicia obras na Estação Brás
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A CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos está fechando com tapumes cinco das 19 plataformas da Estação Brás para o início dos trabalhos obras de modernização do local. A obra faz parte do Projeto Integração Centro da CPTM, vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que interligará as estações Brás, Luz e Barra Funda. A modernização das plataformas faz parte da etapa inicial do cronograma de trabalhos na Estação Brás. Em breve, essas cinco plataformas - que servem as Linhas E - Leste Tronco (Brás-Mogi das Cruzes/Estudantes) e F - Leste Variante (Brás-Calmon Viana) - terão a ligação facilitada com a estação do Metrô anexa. Atualmente, apenas três plataformas da Estação Brás-Ferrovia são ligadas à Estação Brás-Metrô: duas da Linha D - Sudeste (Barra Funda-Rio Grande da Serra) e uma da própria Linha E - Leste Tronco, dificultando o fluxo dos usuários que já utilizam a integração gratuita entre os dois serviços, desde o ano passado. Para atender provisoriamente os passageiros que trafegavam pelas plataformas fechadas com os tapumes, duas plataformas de madeira foram construídas em uma das extremidades da gare da Estação Brás. As plataformas em reforma já tiveram a cobertura e os trilhos retirados. A reforma As obras do Projeto Integração Centro prevêem a readequação funcional e a restauração arquitetônica da gare da Estação da Luz, a readequação e restauração parcial da Estação Brás e a duplicação dos trilhos entre as estações Brás, Luz e Barra Funda. A via permanente também será dotada de novos equipamentos de sinalização e telecomunicações e a rede aérea será incrementada. O local receberá novos trilhos e cobertura metálica. Um mezanino de acesso será construído para ligá-las à Estação Brás-Metrô e a conexão se dará por escadas rolantes e convencionais. Algumas salas técnicas, destinadas à operação, serão também construídas ao longo de uma das plataformas novas. O Projeto Integração Centro permitirá que os passageiros das duas linhas que servem a região leste (as linhas E e F) , que hoje só podem chegar até a Estação Brás, chegem também as estações Luz e Barra Funda, sem a necessidade de transferências. Atualmente, somente a Linha D - Sudeste e a Linha A - Noroeste (Brás-Francisco Morato) passam pelas estações Brás, Luz e Barra Funda. O prazo de conclusão do trabalho é o segundo semestre de 2002. O investimento de US$ 95 milhões será parcialmente financiado pelo Banco Mundial (BIRD), com contrapartida do governo estadual. Em uma segunda fase, não prevista no atual projeto, o próprio corpo do edifício da Estação da Luz será restaurado, em07/05/2001
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