Três comissões farão debate conjunto sobre a energia atômica no Brasil
A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou nesta quinta-feira (17) requerimento para que o colegiado participe da audiência que será realizada na próxima quarta-feira (23) para discutir o programa nuclear brasileiro. A audiência será conjunta com as comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).
A CI também discutiu a possibilidade de realizar duas outras audiências a fim de ouvir especialistas sobre as usinas atômicas brasileiras. A primeira seria somente com técnicos e a segunda com dirigentes da área. Lindbergh sugeriu de um grupo de senadores visitar a Eletrobrás Termonuclear no dia 25 deste mês, com o objetivo de conhecer como funciona o sistema nuclear brasileiro.
- O que me assusta é a nossa fragilidade em questão de defesa civil. No ano passado, Angra ficou vários períodos totalmente ilhada devido às chuvas. Não temos um programa bem elaborado de emergência em questão de evacuação - justificou o senador pelo Rio de Janeiro.
Eduardo Braga (PMDB-AM) lembrou que a situação de Angra é preocupante porque aquela região é sempre uma das mais atingidas por fatores climáticos. Já Lobão Filho (PMDB-MA) observou que o Brasil não está adequadamente prevenido para enfrentar acidentes naturais graves, como o que ocorreu no Japão.
17/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissões devem realizar debate conjunto sobre pré-sal
Brasil e Uruguai farão monitoramento conjunto de águas transfronteiriças
Sugestão de pauta: Suinicultura é tema de debate conjunto de Comissões
Aprovados representantes na Agência de Energia Atômica e na Suíça
Lúcia Vânia anuncia audiência pública conjunta de três comissões para debater energia nuclear
Agência Internacional de Energia Atômica manda esvaziar povoado no Japão