Três de cada quatro crianças desaparecidas fugiram de casa, mostra pesquisa
Fugas do lar representam 76% dos casos de desaparecimentos de crianças em todo o mundo. E desse total, 80% são casos de reincidência, as chamadas "fugas crônicas". Somente 9% dos casos de desaparecimento de crianças estão ligados a pessoas estranhas. Os dados são do Centro Internacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas (Icmec).
"Infelizmente, não há hoje em dia uma estratégia internacional harmonizada ou um conjunto de melhores práticas de resposta à criança desaparecida, a exemplo do que ocorre com as práticas de proteção de crianças contra a exploração sexual", disse a diretora de Políticas Públicas para a América Latina e o Caribe do Icmec, Kátia Dantas.
Segundo ela, é preciso intensificar as campanhas para que os desaparecimentos sejam informados com rapidez ao Poder Público. "Pais, tutores e guardiões legais devem ser encorajados a reportar uma criança como desaparecida o mais rápido possível, sem presumir que a criança voltará para casa por contra própria".
Entretanto, Kátia lamenta que as famílias enfrentem resistência das autoridades quando precisam registrar o desaparecimento de um filho. Ela explicou que muitas delegacias de polícia só abrem um boletim de ocorrência após 72 horas de ausência da criança. No Brasil, a Lei n° 11.259, de 30 de dezembro de 2005, estabelece que, ao registrar o boletim de ocorrência, as delegacias devem iniciar imediatamente as buscas, contatando portos, aeroportos e terminais rodoviários.
Além das campanhas de sensibilização, ela também lembra que os pais precisam acompanhar mais a vida dos filhos. "Pais cientes de quem são os amigos do seu filho, que conversam sobre como se proteger de possíveis abordagens e riscos, têm menores chances de ter um filho desaparecido".
Kátia Dantas participa, até esta sexta-feira (10), da quarta edição da Conferência Anual da Rede Global de Crianças Desaparecidas (GMCN) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A conferência, que conta com a participação de 14 países que integram o Icmec, tem como objetivo discutir práticas, projetos e iniciativas globais para fortalecer as políticas voltadas ao problema do desaparecimento de crianças.
Fonte:
Agência Brasil
10/02/2012 11:58
Artigos Relacionados
Quatro em cada dez crianças vítimas de abuso sexual foram agredidas pelo próprio pai, diz pesquisa
Pesquisa de saúde mostra que brasileiros estão cada vez mais obesos e que quase 15% não têm mais dentes
Pesquisa mostra que tabagismo passivo afeta 51% das crianças
Pesquisa mostra maior variação genética do HIV em crianças e adolescentes
Sibá: pesquisa mostra que Bolsa Família melhora alimentação das crianças
Abuso sexual é o 2º tipo de violência mais comum contra crianças, mostra pesquisa