Três senadores disputam eleição para prefeito das capitais dos seus estados



Apenas três dos 81 senadores concorrem neste domingo (5) às prefeituras das capitais dos seus estados. Marcelo Crivella (PRB-RJ) tenta a eleição para a Prefeitura do Rio de Janeiro; Patrícia Saboya (PDT-CE) é candidata em Fortaleza e Almeida Lima (PMDB-SE) quer governar Aracaju.

Deputados e senadores podem disputar eleições sem renunciar aos seus mandatos. Pelo Regimento Interno do Senado, os senadores não têm a obrigação de registrar presença nos 60 dias que antecedem eleições gerais. Se o senador for candidato a presidente ou a vice-presidente da República, ele fica liberado a partir do registro de sua candidatura.

A eleição para prefeito não costuma atrair os senadores, como ocorre com os deputados federais - 85 deles disputam neste domingo prefeituras em seus estados. Os senadores costumam interessar-se mais pela disputa dos governos estaduais. Em 2006, por exemplo, 22 senadores candidataram-se ao posto de governador ou vice-governador, enquanto dois tentaram o cargo de presidente da República (Heloísa Helena e Cristovam Buarque) e dois, a vice-Presidência (Jefferson Péres e José Jorge).



03/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Um senador elegeu-se prefeito e três disputam em Belém e Salvador

Ato aprovado impede senadores de relatarem projetos de radiodifusão para seus estados

Senadores aprovam empréstimos para três estados

Suecos e franceses disputam preferência para seus aviões de combate

Senadores pedem investimento em transportes em seus estados

Senadores voltam a relatar concessões de rádio e TV de seus estados