TSE deve anunciar novo presidente da República logo após as 23h
Neste segundo turno, o eleitor votará mais rapidamente, de acordo com estimativa do tribunal. A Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE prevê que cada eleitor deverá gastar apenas 20 segundos para votar, contra 50 segundos previstos para o primeiro turno.
Embora a votação no domingo seja apenas para os cargos de presidente da República e governador em dez das 27 unidades da Federação, o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Dutra Janino, lembra que o processo de apuração e transmissão dos dados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) será o mesmo utilizado no primeiro turno, com redução apenas do tempo que cada eleitor passará na urna eletrônica. No primeiro turno, o eleitor votou em candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual - ou distrital, no caso do Distrito Federal.
De acordo com o secretário, essa redução do tempo de votação nas urnas representa pouco no processo como um todo, uma vez que, terminada a votação, o próximo caminho será exatamente o mesmo utilizado no primeiro turno da eleição. Assim como ocorreu em 1º de outubro, após o término da votação vêm as seguintes etapas: gravação do disquete, publicação dos boletins nos locais de votação, envio dos disquetes para transmissão pelos TREs, com totalização local, e envio dos dados ao TSE para a totalização nacional.
Laércio Franzon / Agência Senado
(Com informações do site do TSE)
27/10/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Presidente da República vai anunciar nos próximos dias o valor do salário mínimo em 2014
Busca por criança desaparecida deve começar logo após registro de ocorrência
Paim: relatório final da comissão de salário mínimo deve sair logo após as eleições
Temer: PMDB indicará logo novo presidente do Senado
Dilma deve passar pela República Tcheca após deixar a China
Presidente de representação brasileira se diz 'otimista' sobre Parlasul após posse de novo presidente paraguaio