Temer: PMDB indicará logo novo presidente do Senado



O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), disse nesta quinta-feira (dia 13) que o novo presidente do Senado será indicado pela bancada do partido logo após a realização do discurso com que o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) renunciará ao cargo, previsto para o início da próxima semana. Temer disse que julgou necessário ter o aval do presidente da República para garantir que o cargo permanece com o PMDB, e que foi este o motivo da reunião com Fernando Henrique Cardoso, da qual participou ao lado dos presidentes do PSDB, PFL e PPB, desmentindo taxativamente qualquer acordo de preservação do mandato de Jader.

- Houve uma movimentação nos últimos dias que gerou dúvida - disse Temer, referindo-se à disposição dos demais partidos de respeitar a tradição de proporcionalidade, que garante a presidência do Senado para o PMDB. "Sem uma negociação consolidada, poderia haver problemas na hora da eleição", disse.

Quanto ao mandato de Jader como senador, o deputado asseverou que "não se tocou nesse assunto" com o presidente Fernando Henrique. Ele disse também que "o PMDB não vai abandonar o senador Jader Barbalho enquanto não houver uma prova concreta contra ele".

13/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


PMDB DIZ QUE INDICARÁ NOME DO PRÓXIMO PRESIDENTE DO SENADO ATÉ O FINAL DO ANO

Tião Viana: "O novo presidente do Senado deve sair do PMDB"

TSE deve anunciar novo presidente da República logo após as 23h

JADER É O NOVO PRESIDENTE DO PMDB

Temer disputa prévias do PMDB

Temer vence, mas oposição cresce no PMDB