Tuberculose: Ministério lança campanha para alertar sobre tosse contínua
O diagnóstico precoce da tuberculose é o foco na nova campanha publicitária que o Ministério da Saúde lançou em todo o País nesta quinta-feira (24), Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. A mensagem da campanha, que vai ao ar na TV, no rádio, em outdoors e cartazes, chama a atenção da população para tosse prolongada por mais de três semanas, um dos principais sintomas da doença.
O objetivo é estimular a população a procurar diagnóstico precoce da doença nas unidades de saúde públicas e privadas. “A data de hoje vem reforçar que a tuberculose ainda existe e não tem classe social”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o lançamento. Segundo Padilha, todo o esforço entre os governos federal, estaduais e municipais, além da sociedade civil e empresas, ainda será pequeno diante da importância do tema.
O tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dura seis meses. Quando realizado sem interrupções, o paciente é curado, além de deixar de transmitir a doença logo nas primeiras semanas.
Material Inédito
Pela primeira vez, a campanha terá material para profissionais de saúde que atuam no sistema penitenciário. A razão é a alta incidência da doença entre a população carcerária: 25 vezes maior do que na população em geral, que é de 37,99 casos por 100 mil habitantes. A vulnerabilidade nesses locais é maior por causa da insalubridade e da superlotação das celas, segundo o ministério.
No folder desenvolvido para os profissionais de saúde que lidam com pessoas encarceradas, há informações sobre a doença e como diagnosticar e tratar os casos de tuberculose, entre outras orientações. Ao todo, foram produzidos 20 mil exemplares, que serão enviados para a Diretoria de Políticas Penitenciárias do Ministério da Justiça, parceiro encarregado da distribuição dos folders aos estados.
No Brasil, há quase meio milhão de pessoas encarceradas. A tuberculose e a coinfecção com o HIV são graves ameaças à saúde dessa população. Daí a necessidade de produzir um material específico para os profissionais de saúde que atuam nas 1.795 unidades prisionais do País. Todas elas receberão o material com informações sobre a doença.
Fonte:
Ministério da Saúde
24/03/2011 17:22
Artigos Relacionados
HC faz campanha para alertar sobre AVC
HC faz campanha para alertar sobre AVC
Previdência Social faz campanha para alertar cidadão sobre golpes de intermediários
Justiça apoia campanha para alertar população sobre tráfico de pessoas
Itamaraty lança cartilha para alertar brasileiros sobre tráfico internacional de pessoas
Campanha vai alertar motoristas sobre os perigos do álcool