Tuma apela a ministro para regularizar terreno invadido em Limeira



O senador Romeu Tuma (PTB-SP) fez um apelo nesta quarta-feira (9), em Plenário, ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, em favor de uma solução ao impasse criado entre a prefeitura da cidade de Limeira, interior de São Paulo, e os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que invadiram terreno do atual horto-florestal.

Conforme explicou o senador, que foi até a cidade como representante da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), a área, atualmente destinada a atividades de lazer para a comunidade, pertencia originalmente à extinta Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA). Tuma acrescentou que, durante o processo de liquidação extrajudicial, a prefeitura teria adquirido parte do terreno. Nesse meio tempo, porém, houve nova determinação do governo, nomeando o Ministério do Planejamento como órgão liquidante, o que teria dificultado uma solução final para o caso.

- O prefeito propôs a troca de terreno, mas os invasores não querem. Propus o cadastramento dos invasores e eles também não aceitaram. Já recebi dez mil e-mails [pedindo] para que o município não perca o horto-florestal para os invasores - ponderou.

Tuma prometeu continuar se empenhando para solucionar a questão.

Barretos

O parlamentar questionou ainda os critérios do Ministério da Educação (MEC) para certificação de universidades. Ele criticou o fato de o MEC não ter autorizado o funcionamento da universidade do Hospital de Câncer de Barretos (SP) que, segundo ele, é reconhecido como um dos melhores do país e obteve recentemente, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), financiamento da ordem de R$ 20 milhões para compra de equipamentos.

- O MEC tem dificuldade em aprová-la com a tese de que há faculdades de Medicina de má qualidade e não pode aprovar as boas enquanto não acabar com as ruins - lamentou.



09/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma anuncia reunião com ministro do Planejamento para debater conflito no Horto Florestal de Limeira

Reforma agrária em horto florestal de Limeira será analisada por Tuma

ROMEU TUMA APELA POR MEIOS TÉCNICOS PARA OS TRANSPLANTES

Tuma apela para que verba contra trabalho infantil não seja cortada

MAURO APELA A MINISTRO PARA QUE NÃO SE EFETIVEM CORTES EM BOLSAS DE PESQUISA

Tuma cobra pressa para requerimento interpelando ministro da Justiça