TUMA APLAUDE POLÍTICA INTEGRADA DE COMBATE ÀS DROGAS



"Não podemos ficar a reboque do crime", disse hoje (dia 9) o senador Romeu Tuma (PFL-SP) ao aplaudir a iniciativa do governo de criar uma Secretaria Nacional Antidrogas. "Estou convicto de que um efetivo combate ao tráfico de drogas passa por uma luta integrada de países produtores, consumidores e de trânsito, aliada ao combate a delitos conexos como o crime organizado e a lavagem de dinheiro."

Tuma regressou recentemente de Nova York, onde acompanhou o presidente Fernando Henrique Cardoso na Sessão Especial das Nações Unidas sobre Drogas. "O que se verificou durante a reunião foi a consciência da gravidade da ameaça que as drogas representam às sociedades contemporâneas. Ficou patente que o problema é de natureza transnacional, exigindo uma cooperação ativa e genuína entre todos os países afetados", acrescentou.

Para o senador, o Brasil está no caminho certo quando aprova uma legislação mais rígida para combater a lavagem de dinheiro. "O Banco Central está negociando acordos com paraísos fiscais para permitir uma certa fiscalização sobre os bancos brasileiros nele estabelecidos. A circulação livre de dinheiro sujo, que volta depois como investimento limpo, representa combustível direto para o tráfico de drogas e o crime organizado", afirmou.

Romeu Tuma enfatizou que o consumo de drogas no Brasil está diretamente ligado ao aumento da violência e de crimes em que o autor procura atingir a vítima de maneira vil. "Se a sociedade não reagir como um todo, cada um achando que a tragédia sobre a casa do vizinho não lhe diz respeito, brevementepoderá ver a desgraça batendo a sua porta. O acesso fácil à droga traz o problema para bem perto de todos nós. Não basta reprimir o tráfico, é preciso adotar medidas de prevenção e de tratamento dos dependentes", garantiu.

Ao ler parte do pronunciamento de Fernando Henrique na ONU, Tuma lembrou a participação efetiva do Congresso Nacional na política brasileira de combate às drogas. "As novas legislações sobre lavagem de dinheiro, controle de precursores químicos, 'tiro dedestruição' para proteção de nosso espaço aéreo, mais rigor no registro e porte de armas representam parte importante da política governamental, ao lado de financiamento adicional para o reequipamento da polícia, vigilância aérea da Amazônia e programas educativos."

Em aparte, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Lúcio Alcântara (PSDB-CE) apoiaram a preocupação de Tuma com as drogas no país. "Direcionar verbas do governo para programas de recuperação de dependentes e campanhas educativas de prevenção representam formas tão efetivas de combater as drogas quanto as ações diretas derepressão ao tráfico", observou Alcântara.



09/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira aplaude 'mea culpa' de Lula sobre política de combate às drogas

Romeu Tuma aplaude plano de combate à pirataria

ROMEU TUMA DEFENDE INTEGRAÇÃO DOS MUNICÍPIOS NO COMBATE ÀS DROGAS

Camata defende política do governo do Rio de Janeiro no combate à violência e ao tráfico de drogas

Papaléo defende política de combate às drogas associada à educação de crianças e jovens

Tuma aplaude Couro Moda