Tuma comemora 76 anos da Revolução Constitucionalista de 32
O senador Romeu Tuma (PTB-SP) comemorou nesta quarta-feira (9) os 76 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, ocasião em que, recordou, os paulistas exigiram a reconstitucionalização do país. Tuma lembrou ainda que, a reconquista do direito de voto se deu no semestre seguinte à rendição de São Paulo, e a ordem constitucional teria sido restituída um ano depois.
- É difícil dizer algo que ainda não tenha sido dito desta tribuna sobre a Revolução de 32, tamanha sua contribuição histórica. A primeira conseqüência foi a Constituição de 34 e, nesta, nasceu o voto feminino, entre outras conquistas populares - ressaltou o parlamentar.
Romeu Tuma disse discordar do posicionamento daqueles que vêem a Revolução Constitucionalista como um fato histórico ocorrido somente pela vontade da "elite paulista", o que considera uma avaliação simplista. Para o senador, o movimento teve origem popular e foi marcado por diversas lideranças, entre as quais citou parlamentares, radialistas, radioamadores, políticos e militares.
O representante por São Paulo citou o historiador Paulo Nogueira Filho, segundo o qual o ideal dos integrantes da revolução pode ser resumido em "um regime de democracia representativa, dentro da mais ampla autonomia federativa".
09/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
TUMA EXALTA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 32
Tuma homenageia 71° aniversário da Revolução Constitucionalista de SP
São Paulo comemora Revolução Constitucionalista de 32
História: Saiba o que foi a Revolução Constitucionalista de 32
Lembo participa do 74º aniversário da Revolução Constitucionalista de 32
Alckmin participa das comemorações da Revolução Constitucionalista de 32