Tuma comemora premiação do Siga Brasil



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) comemorou, nesta terça-feira (5), a conquista do Prêmio Brasil de Tecnologia da Informação e Comunicações aplicadas ao setor público pelo Siga Brasil, sistema de transparência orçamentária do Senado Federal. O prêmio foi concedido por alto colegiado de acadêmicos no final de novembro.

- Escolhido como primeiro colocado entre quase 160 projetos inscritos, o Siga Brasil veio provar, pela receptividade que vem tendo junto aos órgãos públicos, instituições de pesquisa, imprensa e cidadãos de todos os recantos do país, que a sociedade anseia por instrumentos que dêem maior visibilidade aos atos e processos da administração pública - disse ele.

Tuma afirmou que o Siga Brasil é um "instrumento notável" que contribui decisivamente para aperfeiçoar o conhecimento sobre o planejamento das políticas públicas e a execução dos gastos. O sistema permite a fiscalização da atuação governamental e a participação social na administração pública.

O senador informou que o Siga Brasil nasceu por volta de 2000, por iniciativa daConsultoria de Orçamento, em parceria com a Secretaria Especial de Informática do Senado (Prodasen). O objetivo, de acordo com Tuma, era enfrentar o problema da fragmentação das informações orçamentárias, espalhadas por diversos órgãos do Poder Executivo e Legislativo, protegidas por senhas e outros dispositivos que dificultavam o acesso.

- Esses servidores, trabalhando com paixão e de forma pró-ativa, lograram construir um sistema de informações que pode ser comparado a um "supermercado de dados orçamentários", com a diferença de que a informação vai gratuitamente para quem dela precisar. Tive a oportunidade, quando 1º secretário desta Casa, de receber os projetos referentes ao Siga de seus idealizadores, e pude testemunhar o seu entusiasmo - contou.

O parlamentar cumprimentou e agradeceu a todos os envolvidos, em especial ao senador José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado à época da implantação do Siga Brasil, e ao senador Renan Calheiros (PMDB-AL), atual presidente, por ter dado continuidade ao projeto. Em aparte, Sarney parabenizou Tuma pelo esforço empenhado para que a idéia se tornasse realidade, o que teria permitido que, hoje, "centenas de milhares de brasileiros acompanhem a execução do orçamento da República".

05/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma comemora elogio da ONU ao Siga Brasil

Siga Brasil garante transparência orçamentária

Programa Siga Brasil recebe prêmio em São Paulo

Prodasen apresenta programa Siga Brasil em fórum no TCU

Siga Brasil é apresentado em Mostra de Soluções em Tecnologia

Anibal Diniz comemora presença do Acre em premiação da Organização Panamericana de Saúde