Tuma defende direito do cidadão saber onde está a criminalidade



O senador Romeu Tuma (PTB-SP) defendeu nesta quarta-feira (20) o direito dos cidadãos de saberem quais os bairros e localidades da cidade de São Paulo possuem maior índice de criminalidade. Ele disse que ficou "um pouco assustado" com a decisão das autoridades da área de segurança pública do governo do estado de São Paulo de proibir a divulgação das estatísticas sobre criminalidade em cada bairro da capital. Segundo Tuma, o motivo da proibição seria evitar que os imóveis das piores áreas diminuíssem de valor.

- O cidadão tem o direito de saber quais são as áreas, os bairros onde a incidência de crimes é maior. Não adianta dizer que tinha 50 homicídios e caiu para 48 ou 49. O que precisa é, preventivamente, a polícia saber agir para extinguir a criminalidade - afirmou.

O senador alertou ainda para o perigo de o governo federal se envolver com a segurança pública nos estados, pois é uma responsabilidade constitucional dos governos estaduais. Ele lembrou que a Polícia Federal tem suas atribuições definidas e que o combate ao crime comum é uma atribuição do estado.

Tuma também disse que a Guarda Nacional tem encontrado grandes dificuldades para exercer suas atribuições, pois são policiais deslocados do Sul para o Norte, do Sudoeste para o Nordeste etc.

- Se o governo quer investir na segurança, invista na criação dos grupos especiais de combate à criminalidade nos estados. Porque teria, sem dúvida nenhuma, condições mais fortes do que trazer gente de fora. Para que pagar diária, pagar viagem, comprar equipamento que poderia ser cedido aos estados para terem uma melhor polícia e numa formação profissional que a própria Academia Nacional de Polícia poderia dar? - questionou.

20/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges quer saber para onde foram R$ 2 bi no Amapá

VALADARES QUER SABER ONDE ESTÃO OBRAS CONTRA A SECA

RELATOR QUER SABER DE ONDE GOVERNO VAI TIRAR DINHEIRO PARA PAGAR FGTS

TUMA LAMENTA VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE NAS ESCOLAS

TUMA QUER SABER SE O HELICÓPTERO BELL 407 É SEGURO

TUMA QUER SABER QUEM FISCALIZA "BOI GORDO"