TUMA QUER SABER SE O HELICÓPTERO BELL 407 É SEGURO
O senador Romeu Tuma (PFL-SP) encaminhou nesta sexta-feira (dia 9) à Mesa do Senado requerimento de informações dirigido ao Ministério da Aeronáutica, para saber quais os limites de segurança do helicóptero Bell 407. Ele esclareceu que tomou essa iniciativa após ter lido reportagem da revista Veja sobre essa aeronave, que foi proibida de voar no espaço aéreo brasileiro depois do acidente que vitimou a presidente do Banco Rural, Júnia Rabello, em fevereiro passado.Segundo o senador, não se trata do primeiro acidente com um helicóptero Bell 407 a produzir vítimas fatais. No Brasil, existem 41 aparelhos desse tipo, apesar dos indícios de que "fatos se sucederam ao arrepio da independência e soberania brasileiras, bem como da ética que deveria ter norteado a propaganda dirigida de formar a induzir dezenas de compradores a adquirirem o fatídico aparelho" .Desde 1995 - conforme Tuma -, o fabricante da aeronave tenta conquistar mercados, apresentando-a como um produto revolucionário. No entanto, sempre baseado na matéria da Veja, Tuma ressaltou que as características dos acidentes (há notícias de mais seis sinistros em diversos países) indicam existir uma falha de projeto, que possibilita o rompimento (cisalhamento) do cone de cauda, o que impede o prosseguimento do vôo e causa desastre de graves conseqüências, ainda maiores se o aparelho estiver sobrevoando área povoada.Depois de citar várias medidas que foram propostas pelos fabricantes depois dos acidentes ocorridos com o Bell 407, com o objetivo de consertar defeitos de fabricação identificados no aparelho, o senador perguntou: "Qual a verdade? Quais os limites de segurança do Bell 407? Quero crer que assunto de tal gravidade já deva ter recebido a devida atenção do ministro da Aeronáutica, Walter Werner", disse ele.
09/04/1999
Agência Senado
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