Tuma destaca nomeação de dom Odilo Scherer para Sacro Colégio Pontifício



O senador Romeu Tuma (PTB-SP) comemorou a nomeação, pelo papa Bento XVI,de dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, para o Sacro Colégio Pontifício. O cardeal dom Odilo, salientou o senador, ao integrar a instituição, passa a atuar junto ao Papa como conselheiro e colaborador. Sua tarefa principal será auxiliar o Sumo Pontífice quando convocar o colegiado para examinar questões importantes da Igreja. Dom Odilo também poderá votar e ser votado nas eleições dos sucessores do Papa.

Romeu Tuma registrou a sua dupla satisfação com a notícia, primeiro, porque com a decisão do Papa o Brasil ganha mais um cardeal - o 18º em sua história - e, depois,por ter sido escolhido um líder da Igreja em sua cidade.

O senador lembrou quem com a nomeação de dom Odilo sobre para quatro o número de participantes brasileiros no Sacro Colégio, do qual já fazem parte dom Cláudio Hummes, dom Geraldo Majella e dom Eusébio Scheid.

Tuma enalteceu, ainda, a nomeação por Bento XVI de dom Emmanuel III Delly, do Iraque, decisão com a qual o Papa, segundo o senador, "evidenciou os próprios anseios".

- Com incisivas palavras, instou à reconciliação e a paz entre os povos envolvidos na guerra iraquiana. Lançou convocação geral pelo fim do conflito e pediu que se reafirme a solidariedade de toda a Igreja aos cristãos iraquianos - disse o senador.



26/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante saúda nomeação de dom Odilo Scherer

Alvaro Dias saúda sagração de dom Odilo Scherer como cardeal

HUGO NAPOLEÃO DESTACA NOMEAÇÃO DE FREITAS NETO

TUMA DESTACA IMPORTÂNCIA DA REGATA WHITBREAD PARA SÃO SEBASTIÃO (SP)

TUMA DESTACA ESCOLHA DE MULHER PARA COMANDAR POLÍCIA JUDICIÁRIA EM SP

Romeu Tuma destaca importância do 'Supersimples' para o setor hoteleiro