Tuma diz que José Coelho deve depor na terça-feira
Coelho, que já está com sabatina marcada para a quarta-feira (dia 22) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), pois foi indicado para o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar, foi responsável pela elaboração de parecer do Banco Central isentando Jader de participação em desvios no Banco do Estado do Pará (Banpará). O ex-presidente do BC Francisco Gros também será convidado a depor brevemente, informou Romeu Tuma.
O senador declarou ainda que não recebeu nenhum pedido para que seja conferida rapidez aos trabalhos por parte do presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, senador Geraldo Althoff (PFL-SC), como solicitou Jader por meio do senador Edison Lobão (PFL-MA). Mas lembrou que a comissão está fazendo o que é necessário.
- Nós não vamos queimar etapas, pois isso poderia prejudicar até o próprio senador Jader. As investigações estão sendo feitas no ritmo possível e ninguém está indo a passo de tartaruga. E durante este período, até a conclusão dos trabalhos - estimado em duas semanas -, Jader poderá se pronunciar no momento que quiser - afirmou o senador.
Tuma disse ainda que caso Geraldo Althoff não concorde com o andamento que está sendo dado pela comissão especial, ele poderá avocar o processo ao Conselho de Ética.
A comissão especial está aguardando os resultados periciais da fita coma conversas que poderiam incriminar Jader em intermediação de financiamentos da extinta Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e também os relatórios do Banco Central. O presidente do BC, Armínio Fraga, prometeu a documentação para até esta quinta-feira (dia 16).
15/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cachoeira terá acesso a inquérito e deve depor na terça
Gros e Coelho depõem na terça-feira sobre caso Banpará
STF indefere pedido e Delúbio terá que depor nesta terça-feira
Roberto Teixeira comunica que não vai depor na CPI dos Bingos nesta terça-feira
Doleiro não comparece para depor na CPI do Banestado, que ouve Pitta na próxima terça-feira
Congresso deve votar PPA na terça-feira e Orçamento na quinta-feira