Gros e Coelho depõem na terça-feira sobre caso Banpará



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) comunicou em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (dia 16) que já estão confirmados para as 17 horas da próxima terça-feira (dia 21) os depoimentos do ex-presidente do Banco Central Francisco Gros e do procurador-geral da instituição, José Coelho Ferreira. Eles deverão explicar aos integrantes da comissão especial do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar o relatório elaborado por Coelho e assinado por Gros eximindo o presidente licenciado do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), de participação de episódio de desvio de dinheiro do Banco do Estado do Pará (Banpará).

De acordo com Tuma, coordenador da comissão, os depoimentos serão feitos separadamente, "para evitar constrangimentos entre os convidados", e apenas aos membros da comissão. Disse também que Gros deverá vir acompanhado de outros técnicos do BC que participaram dos levantamentos e da elaboração dos relatórios sobre o caso.

O senador informou que, também na próxima semana, será feita a acareação entre o banqueiro Serafim Rodrigues de Moraes e sua atual mulher, Vera Arantes Campos (ex-corretora da Bolsa de Valores de São Paulo), e o subprocurador-geral da República aposentado Gildo Ferraz. Eles teriam afirmado, de acordo com noticiário na imprensa, que Jader teria recebido cheque utilizado na compra de Títulos da Dívida Agrária (TDAs) quando ocupava o cargo de ministro da Reforma Agrária. Segundo Romeu Tuma, Jader deve depor apenas na última etapa dos trabalhos da comissão, que deverá entregar o relatório final até o dia 3 de setembro.

16/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores querem ouvir Gros, Fraga e Patruni sobre Banpará

DONOS DA INCAL DEPÕEM NA TERÇA-FEIRA

Zoghbi e sua esposa depõem nesta terça-feira

Plenário aprova pedido de informações ao BC sobre o caso Banpará

Brindeiro entrega documentos sobre caso Banpará ao senador Romeu Tuma

Renan tem até terça-feira para apresentar defesa sobre caso Schincariol