Tuma diz que pediu à PF investigação preliminar sobre denúncia contra Polícia do Senado



O senador Romeu Tuma (PTB-SP), corregedor do Senado, informou, em entrevista na tarde desta segunda-feira (3), que enviou ofício à Polícia Federal solicitando investigação preliminar sobre denúncia veiculada na edição desta semana da revista Veja, segundo a qual "alguém ligado à Polícia do Senado" teria procurado um escritório de detetives em Brasília para espionar o senador Marconi Perillo (PSDB-GO).

- Pedi a investigação à PF para buscar provas e fazer um inquérito contra as pessoas que forem circunstantes dos fatos e proteger o senador Marconi Perillo. A corregedoria prepara uma informação para o Conselho de Ética dar ou não prosseguimento ao processo - disse.

O corregedor também disse que já conversou com o secretário de Segurança de Goiás e que pretende ir pessoalmente à Goiânia investigar o caso assim que estiverem concluídos o processo por quebra de decoro parlamentar contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC 89/2007) que prorroga a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Para Tuma, a denúncia contra a Polícia do Senado pode interferir no julgamento do processo contra Renan Calheiros, acusado da utilização de terceiros para a aquisição de veículos de comunicação em Alagoas. Em sua avaliação, ela se soma à denúncia de que o presidente do Senado teria mandado espionar os senadores Perillo e Demóstenes Torres (DEM-GO), objeto de uma outra representação contra o parlamentar.No entanto, ele ressaltou que a história precisa ser apurada.

- Cada fato que ocorre e aponta o dedo para o presidente Renan acumula com algumas informações anteriores. Mas cada um tem que ter consciência, definir o voto com base naquilo que já foi apurado. Não acredito que a inteligência dos senadores se deixe influenciar preliminarmente antes de uma investigação mais profunda - disse o corregedor.

03/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma pede investigação da Polícia Federal sobre apagão

Renan pediu à Procuradoria da República investigação sobre documentos

Polícia Legislativa do Senado vai investigar denúncia de Demóstenes contra Agaciel

Paim defende investigação da denúncia contra a governadora do RS

Tuma quer documentos para iniciar investigação de denúncias contra senadores

Ideli protesta contra investigação a partir de denúncia anônima