Renan pediu à Procuradoria da República investigação sobre documentos
Outro documento divulgado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, nesta segunda-feira (6) foi o ofício que enviou ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, requerendo a análise da autenticidade da documentação apresentada por ele ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Esses documentos fazem parte do processo por quebra de decoro parlamentar movido contra Renan, a pedido do PSOL, pelo suposto uso de recursos da construtora Mendes Júnior para pagamento de despesas pessoais suas.
Datado de 10 de julho passado, o ofício antecede em mais de 20 dias a decisão do procurador-geral da República de pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito para investigar o presidente do Senado. Nessa correspondência, Renan aponta como motivação de seu pedido a polêmica estabelecida no Conselho de Ética sobre a veracidade dos documentos encaminhados pela sua defesa.
Embora a Secretaria de Controle Interno do Senado tenha analisado os documentos e atestado sua idoneidade, segundo afirma Renan no ofício, a Polícia Federal teria apresentado resultados divergentes ao realizar o mesmo trabalho. Ainda de acordo com o presidente do Senado, esse conflito teria fomentado no Conselho de Ética - que autorizou as duas perícias - "um ambiente no qual toda e qualquer solicitação de investigação é cercada de constrangimentos".
"Espero, com essa atitude, contribuir para a descoberta da verdade real, afastando, assim, as sombras que os inimigos da verdadeira Justiça tentam lançar sobre a minha conduta", diz Renan ao final do ofício.
06/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Líder do PSDB requer à Procuradoria da República investigação sobre a Fundação José Sarney
Renan e Aldo resolvem esperar investigação da Procuradoria para decidir sobre Operação Sanguessuga
Senadores querem investigação da Petrobras pela Procuradoria da República
Tebet: procuradoria pediu informações à Receita sobre ACM e Jader
Tuma diz que pediu à PF investigação preliminar sobre denúncia contra Polícia do Senado
Senado vai consultar Procuradoria Geral da República sobre regras de admissão de parentes