Tuma doa livros em braile na Bienal de Pernambuco
O 1º secretário do Senado, Romeu Tuma (PFL-SP), entregou coleções de livros em braile a cinco entidades de assistência a portadores de deficiência visual de Recife. O evento ocorreu nesta quinta-feira (9), no estande do Senado da IV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.
- Este projeto de impressão em braile é uma maravilha. É profundamente emocionante a forma com que eles recebem esta literatura. A gente não chora porque também tem um pouco de alegria em ver o sorriso deles ao manipular os livros. Então, essa emoção se traduz às vezes em um sorriso e não nas lágrimas - afirmou o parlamentar em entrevista à Agência Senado .
Tuma salientou que o diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (SEEP), Júlio Werner Pedrosa, tem tido uma atenção especial em levar aos deficientes visuais os códigos e as leis, para que eles saibam quais são os seus direitos e quais são os direitos de seus semelhantes. Assim, enfatizou, eles são incorporados à cidadania.
O senador destacou também, na participação do Senado em bienais e feiras de livros por todo o país, a aproximação da Casa com os cidadãos. Para o 1º secretário, as pessoas comuns não sabem qual é a função do parlamentar.
- Acho que todo aquele que nasce e vive em nosso meio, seja de qualquer cor, raça, religião ou nível econômico, tem direito de receber os conhecimentos e a gente tem a obrigação de fazer isso. No Senado, temos toda a estrutura e também funcionários da mais alta categoria colaborando para essa transferência de conhecimento para a população em geral - afirmou o parlamentar.
Entre os órgãos do Senado que colaboram para a difusão do conhecimento, Romeu Tuma citou o Interlegis (comunidade virtual do Poder Legislativo), o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e a Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho. Citou o convênio para a recuperação de livros que estavam se deteriorando, destacando o grande empenho da diretora da biblioteca, Simone Bastos Vieira.
- Eu me sinto muito feliz com essa infra-estrutura que o Senado tem e a política real de poder trazer à sociedade os conhecimentos que temos em nosso poder - disse.
Em Recife, foram doados livros à Associação Pernambucana de Cegos (Apec), à Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), à Sociedade Beneficente dos Cegos, ao Instituto Antônio Pessoa de Queiroz e ao setor de braile da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco. Cada uma delas levou uma coleção composta pelas seguintes obras legislativas: Constituição de 1988; Constituição do Estado de Pernambuco; Código de Defesa do Consumidor; Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei de Diretrizes e Bases da Educação; e Lei de Doações de Órgãos. Pela primeira vez, o Senado doou também uma obra literária: Conselho aos Governantes, com textos de Maurício de Nassau, Miguel de Cervantes, Marquês de Pombal e Dom Pedro II. O livro também é impresso em tinta pela Editora do Senado.
Manoel Aguiar, superintendente da Sead, destacou que -a cidadania passa pelo domínio das informações-. Já Vitória Maria Marinho Damasceno, do Instituto Antônio Pessoa de Queiroz, fez sugestões para que as edições em braile fossem melhoradas. Suas opiniões foram anotadas pelo senador, que passeou pela bienal, deu entrevistas e recebeu livros de presente. Ainda no estante do Senado, Tuma sentou-se no chão, junto das crianças, para assistir ao espetáculo de teatro mamulengo O Menino sem Nome, exibido diariamente pelo funcionário da SEEP Josias Wanzeler.
09/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado entrega obra em braile na Bienal do Livro de Pernambuco
Senadores doam livros em braile na Bienal do Livro da Bahia
Senado lança livros e doa publicações em braile na Bienal do Livro de São Paulo
Estande do Senado doa livros em braile na abertura da Bienal do Livro da Bahia
Senado entrega publicações em braile e lança livros na Bienal da Paraíba
Tuma e Heloísa Helena entregam obras em braile na Bienal do Rio