TUMA É ELEITO PRESIDENTE DA CPI DO ROUBO DE CARGAS



A primeira providência tomada pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP) ao ser eleito, por unanimidade, presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito criada para apurar o crescimento do roubo de cargas transportadas em rodovias, ferrovias e vias fluviais foi determinar à secretaria da CPI que elabore um ofício solicitando todos os dados já levantados sobre o assunto pelas CPIs dos Medicamentos e do Narcotráfico, que estão funcionando na Câmara dos Deputados.
Além da escolha de Romeu Tuma para presidente, os deputados e senadores integrantes da comissão elegeram na tarde desta terça-feira (dia 16) o deputado federal Mário Negromonte (PSDB-BA) para a vice-presidência da comissão. O deputado Oscar Andrade (PFL-RO) foi indicado para relatar os trabalhos. Ele é o autor do requerimento para instalação da CPI Mista, que tem um prazo até o dia 8 de setembro para concluir seus trabalhos.
Ao ser empossado na presidência da CPI, Romeu Tuma sugeriu que as investigações devem ser centralizadas sobre os receptadores, considerados por ele como "a pior praga do crime organizado". Para o senador, o roubo de cargas é feito sob encomenda e a entrega é feita quase que imediatamente após a sua concretização, dificultando a atuação da polícia. Ele defendeu a elaboração de uma legislação "forte" que pressione tanto os ladrões das cargas quanto os receptadores.
Romeu Tuma convocou uma nova reunião da CPI para a próxima terça-feira (dia 23), a partir das 14h30, para que os parlamentares da comissão possam organizar um roteiro e definir os nomes das pessoas que serão convidadas ou convocadas a depor.

16/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI do roubo de cargas vai acabar com quadrilhas, promete Tuma

Tuma defende aprovação de projetos da CPI do roubo de cargas

TUMA:EMPRESÁRIO COMANDA TODA A ESTRUTURA DO ROUBO DE CARGAS

Romeu Tuma faz balanço dos trabalhos da Comissão do Roubo de Cargas

Tuma comemora denúncia contra citados pela CPI do Roubo de Cargas

Assembléia gaúcha recebe presidente da CPI do roubo de cargas paranaense