Tuma faz balanço da última viagem de Fernando Henrique Cardoso



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) apresentou nesta quarta-feira (27) os resultados da viagem realizada pelo presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, a Portugal, Reino Unido e República Dominicana entre os dias 11 e 16 de novembro. Tuma integrou a comitiva do presidente, assim como o líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP).

Tuma destacou que, em Portugal, o presidente reiterou a importância do relacionamento bilateral. De acordo com o senador, nos últimos anos a agenda entre os dois Estados tem se tornado cada vez mais moderna e diversificada, contemplando temas políticos, econômicos, comerciais e culturais.

O senador por São Paulo citou que, no plano político, Fernando Henrique participou, em Lisboa, da VI Cimeira Brasil-Portugal e, em Sintra, da Cimeira Bilateral. Já no campo cultural, FHC inaugurou uma exposição em homenagem a Juscelino Kubitscheck, no Centro Cultural do Chiado. Também visitou, pela primeira vez, a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Na área econômica, o presidente se encontrou com os principais investidores portugueses no Brasil e recebeu o prêmio -Personalidade do Ano Brasil-Portugal e Portugal-Brasil-, oferecido pela Câmara de Comércio Luso-Brasileira. Segundo Tuma, Portugal é o quinto país a investir mais no Brasil e o primeiro em termos relativos. Estima-se que, nesse ano, conforme o senador, os portugueses invistam cerca de US$ 10 bilhões em território brasileiro.

Ainda de acordo com Tuma, no Reino Unido, em Oxford, Fernando Henrique proferiu palestra sobre governança global democrática. Além disso, recebeu o título de Doctor of Civil Law by Diploma, concedido a membros de famílias reais e chefes de Estado.

Na República Dominicana, o presidente participou da XII Reunião de Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Ibero-Americana. No evento, conforme Tuma, FHC destacou a importância da solidariedade entre os povos ibero-americanos no atual contexto internacional, em que não se consegue reduzir a pobreza. Na reunião, os participantes elogiaram, ainda, o processo de transição em curso no Brasil e manifestaram expectativas positivas em relação ao futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o senador.



27/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


FERNANDO HENRIQUE CARDOSO TOMARÁ POSSE ÀS 17H DO DIA 1º

MP rejeitada foi a segunda do governo Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique Cardoso defende descriminalização da maconha

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso faz palestra no Interlegis

Tucanos homenageiam Fernando Henrique Cardoso no Senado

Presidente Fernando Henrique Cardoso chega ao Palácio dos Bandeirantes